Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTAR E CONFABULAR: VAMOS COMEÇAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98461
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5047
    "inscrito_id" => 12521
    "titulo" => "CONTAR E CONFABULAR: VAMOS COMEÇAR"
    "resumo" => "O presente artigo resulta do projeto de leitura “Contar e Confabular: vamos começar?” desenvolvido na Escola Municipal Dr. Urbano Maria Eulálio, no decorrer dos meses de abril a junho de 2023, por meio dos conhecimentos advindos dos ciclos formativos das ações realizadas pelos discentes bolsistas do PIBID/Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. O contexto para elaboração do projeto partiu dos resultados da pesquisa que apresentou um nível insatisfatório de leitura e escrita dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da compreensão da leitura como condição precípua para formação do sujeito, e portanto, pórtico para a cidadania. Assim, lançando mão de estratégias lúdicas e próprias do universo fantástico tem-se o objetivo de conduzir às crianças para a descoberta da literacia, com ênfase na fantasia como elemento motivador. Para tal, percorremos o seguinte percurso metodológico: (pesquisa) investigação, constatação do problema, delimitação do tema, leitura e seleção do aporte teórico, realização das atividades, coleta e seleção dos dados e produção do artigo. Nesse espaço, estabelecemos o diálogo com alguns autores para respaldar nosso trabalho. Deste modo, pretende-se alinhar teoria e prática, para melhor fundamentar a formação e a conscientização de que a literacia pode ser utilizada como instrumento de interação, formação e emancipação do sujeito ampliando a visão de futuro através da inserção no universo letrado numa perspectiva lúdica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12521_TB5047_11112023130626.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ÂNGELA SÁTIRO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaangelasatiro@ufpi.ed"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98461
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5047
    "inscrito_id" => 12521
    "titulo" => "CONTAR E CONFABULAR: VAMOS COMEÇAR"
    "resumo" => "O presente artigo resulta do projeto de leitura “Contar e Confabular: vamos começar?” desenvolvido na Escola Municipal Dr. Urbano Maria Eulálio, no decorrer dos meses de abril a junho de 2023, por meio dos conhecimentos advindos dos ciclos formativos das ações realizadas pelos discentes bolsistas do PIBID/Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. O contexto para elaboração do projeto partiu dos resultados da pesquisa que apresentou um nível insatisfatório de leitura e escrita dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da compreensão da leitura como condição precípua para formação do sujeito, e portanto, pórtico para a cidadania. Assim, lançando mão de estratégias lúdicas e próprias do universo fantástico tem-se o objetivo de conduzir às crianças para a descoberta da literacia, com ênfase na fantasia como elemento motivador. Para tal, percorremos o seguinte percurso metodológico: (pesquisa) investigação, constatação do problema, delimitação do tema, leitura e seleção do aporte teórico, realização das atividades, coleta e seleção dos dados e produção do artigo. Nesse espaço, estabelecemos o diálogo com alguns autores para respaldar nosso trabalho. Deste modo, pretende-se alinhar teoria e prática, para melhor fundamentar a formação e a conscientização de que a literacia pode ser utilizada como instrumento de interação, formação e emancipação do sujeito ampliando a visão de futuro através da inserção no universo letrado numa perspectiva lúdica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12521_TB5047_11112023130626.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ÂNGELA SÁTIRO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaangelasatiro@ufpi.ed"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo resulta do projeto de leitura “Contar e Confabular: vamos começar?” desenvolvido na Escola Municipal Dr. Urbano Maria Eulálio, no decorrer dos meses de abril a junho de 2023, por meio dos conhecimentos advindos dos ciclos formativos das ações realizadas pelos discentes bolsistas do PIBID/Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. O contexto para elaboração do projeto partiu dos resultados da pesquisa que apresentou um nível insatisfatório de leitura e escrita dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da compreensão da leitura como condição precípua para formação do sujeito, e portanto, pórtico para a cidadania. Assim, lançando mão de estratégias lúdicas e próprias do universo fantástico tem-se o objetivo de conduzir às crianças para a descoberta da literacia, com ênfase na fantasia como elemento motivador. Para tal, percorremos o seguinte percurso metodológico: (pesquisa) investigação, constatação do problema, delimitação do tema, leitura e seleção do aporte teórico, realização das atividades, coleta e seleção dos dados e produção do artigo. Nesse espaço, estabelecemos o diálogo com alguns autores para respaldar nosso trabalho. Deste modo, pretende-se alinhar teoria e prática, para melhor fundamentar a formação e a conscientização de que a literacia pode ser utilizada como instrumento de interação, formação e emancipação do sujeito ampliando a visão de futuro através da inserção no universo letrado numa perspectiva lúdica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.