Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHATGPT

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94899
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 343
    "inscrito_id" => 1848
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHATGPT"
    "resumo" => "Com o desenvolvimento e a evolução das tecnologias digitais, novas ferramentas e recursos são apresentados e incorporados ao dia-a-dia das pessoas. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA). O ChatGPT funciona em uma interface bem simples e intuitiva parecida com um chat, onde o usuário pode fazer perguntas e apresentar comandos para o chatbot e este sugere respostas usando uma linguagem bem próxima a linguagem humana. Como a ferramenta apresenta possibilidades de gerar conteúdos de diferentes formatos (redações, artigos, entre outros) logo após o seu lançamento, a mesma tem sido motivo de questionamentos por parte de muitos profissionais, especialmente professores, que temem o uso da ferramenta, sobretudo, no que diz respeito a autoria de trabalhos e a perda de habilidades essenciais como leitura, interpretação e escrita. Em contrapartida, outro grupo de docentes considera que a ferramenta pode contribuir com alunos e professores. Diante desse cenário cheio de interrogações, buscamos com esta pesquisa, apresentar as características do ChatGPT, além de convidar o leitor a refletir a cerca dos desafios e as possibilidades do chatbot para os processos de ensino e de aprendizagem. Quanto a metodologia , trata-se de um estudo bibliográfico e os resultados evidenciam que a IA, sobretudo, o chatbot ChatGPT, embora em fase de aprimoramentos, se apresenta como recurso com grande potencial para a educaçõo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1848_TB343_29042023143406.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAMARA SAMIRA IBRAHIM FELIX"
    "autor_nome_curto" => "ISAMARA IBRAHIM"
    "autor_email" => "isamarafelix@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ UNICESUMAR (UNICESUMAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94899
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 343
    "inscrito_id" => 1848
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CHATGPT"
    "resumo" => "Com o desenvolvimento e a evolução das tecnologias digitais, novas ferramentas e recursos são apresentados e incorporados ao dia-a-dia das pessoas. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA). O ChatGPT funciona em uma interface bem simples e intuitiva parecida com um chat, onde o usuário pode fazer perguntas e apresentar comandos para o chatbot e este sugere respostas usando uma linguagem bem próxima a linguagem humana. Como a ferramenta apresenta possibilidades de gerar conteúdos de diferentes formatos (redações, artigos, entre outros) logo após o seu lançamento, a mesma tem sido motivo de questionamentos por parte de muitos profissionais, especialmente professores, que temem o uso da ferramenta, sobretudo, no que diz respeito a autoria de trabalhos e a perda de habilidades essenciais como leitura, interpretação e escrita. Em contrapartida, outro grupo de docentes considera que a ferramenta pode contribuir com alunos e professores. Diante desse cenário cheio de interrogações, buscamos com esta pesquisa, apresentar as características do ChatGPT, além de convidar o leitor a refletir a cerca dos desafios e as possibilidades do chatbot para os processos de ensino e de aprendizagem. Quanto a metodologia , trata-se de um estudo bibliográfico e os resultados evidenciam que a IA, sobretudo, o chatbot ChatGPT, embora em fase de aprimoramentos, se apresenta como recurso com grande potencial para a educaçõo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1848_TB343_29042023143406.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAMARA SAMIRA IBRAHIM FELIX"
    "autor_nome_curto" => "ISAMARA IBRAHIM"
    "autor_email" => "isamarafelix@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ UNICESUMAR (UNICESUMAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com o desenvolvimento e a evolução das tecnologias digitais, novas ferramentas e recursos são apresentados e incorporados ao dia-a-dia das pessoas. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA). O ChatGPT funciona em uma interface bem simples e intuitiva parecida com um chat, onde o usuário pode fazer perguntas e apresentar comandos para o chatbot e este sugere respostas usando uma linguagem bem próxima a linguagem humana. Como a ferramenta apresenta possibilidades de gerar conteúdos de diferentes formatos (redações, artigos, entre outros) logo após o seu lançamento, a mesma tem sido motivo de questionamentos por parte de muitos profissionais, especialmente professores, que temem o uso da ferramenta, sobretudo, no que diz respeito a autoria de trabalhos e a perda de habilidades essenciais como leitura, interpretação e escrita. Em contrapartida, outro grupo de docentes considera que a ferramenta pode contribuir com alunos e professores. Diante desse cenário cheio de interrogações, buscamos com esta pesquisa, apresentar as características do ChatGPT, além de convidar o leitor a refletir a cerca dos desafios e as possibilidades do chatbot para os processos de ensino e de aprendizagem. Quanto a metodologia , trata-se de um estudo bibliográfico e os resultados evidenciam que a IA, sobretudo, o chatbot ChatGPT, embora em fase de aprimoramentos, se apresenta como recurso com grande potencial para a educaçõo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.