Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REABILITAÇÃO NA ESCOLA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS: REVISÃO DA LITERATURA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta déficits persistentes na comunicação e interação social, assim como comportamentos repetitivos e restritivos. Diante desses sintomas, a escola pode parecer desafiadora em alguns momentos para crianças e adolescentes autistas. Dessa forma, a reabilitação escolar na forma de intervenções pode ser uma ferramenta útil para auxiliar na inclusão de pessoas com TEA. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo realizar um levantamento da literatura sobre a reabilitação na escola para crianças e adolescentes autistas. Para isso, uma busca foi feita nas bases de dados Pubmed, Web of Science, PsycINFO e LILACS com os descritores MeSH "transtorno do espectro autista", "tea", "autismo", "intervenções escolares", "reabilitação" e "escola". Foram encontrados 4180 artigos, porém 28 foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados mostraram que a reabilitação por meio de intervenções que enfocam habilidades sociais e comunicativas (por exemplo, atividades lúdicas ou práticas estruturadas) podem ser eficazes. Contudo, a tecnologia levou a uma melhor aderência e maior desenvolvimento das habilidades das crianças e adolescentes com TEA do que as demais. A importância da flexibilidade e monitoramento da sala de aula, por parte do educador, tal como políticas de atualização da equipe pedagógica, são essenciais para que a reabilitação possa alcançar bons resultados e precisam ser consideradas.

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