O ENSINO REFLEXIVO EM TEMPOS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95997 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1766 "inscrito_id" => 5354 "titulo" => "O ENSINO REFLEXIVO EM TEMPOS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "Este estudo discute as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação inicial de professores de Letras Inglês na Universidade Estadual da Paraíba durante a pandemia de COVID-19 em 2021. O estágio foi realizado de forma on-line, utilizando plataformas digitais como o Google Meet e o Google Classroom, e envolveu a observação e a regência de aulas de inglês em turmas do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada em Campina Grande, Paraíba. Devido à redução da carga horária e à baixa adesão dos alunos ao ensino remoto, não foi possível avaliar efetivamente o nível linguístico dos aprendizes durante o período de observação das aulas. Como forma de suprir essa lacuna, nós, estagiários, criamos um formulário on-line no intuito de coletar informações relevantes sobre o perfil dos alunos e sua experiência com o idioma. Com base nas respostas obtidas, elaboramos planos de aula, que consistiram em três aulas de 45 minutos, com o objetivo de revisar conteúdos gramaticais trabalhados anteriormente pela professora regente e ampliar a compreensão dos gêneros textuais orais. A falta de assiduidade nas aulas e a baixa interação dos alunos (provavelmente causadas pela falta de acesso à internet, familiaridade com as ferramentas digitais e/ou pelo contexto da pandemia) foram alguns dos desafios que dificultaram a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos propostos, assim como a construção de uma relação de troca efetiva entre professores (estagiários) e alunos. No entanto, apesar das dificuldades observadas, acreditamos que o estágio remoto nos proporcionou oportunidades de familiarização com ferramentas digitais anteriormente pouco difundidas levando-nos a utilizar uma abordagem reflexiva do ensino, na qual os diversos contextos de vida dos alunos são considerados. Nossa experiência evidencia a importância da adaptação às novas formas de ensino remoto e o uso de ferramentas digitais para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem de forma reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5354_TB1766_17112023154556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IGOR DE LIMA PINTO" "autor_nome_curto" => "Igor Lima" "autor_email" => "joseigorlimap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95997 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1766 "inscrito_id" => 5354 "titulo" => "O ENSINO REFLEXIVO EM TEMPOS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "Este estudo discute as contribuições do Estágio Supervisionado II para a formação inicial de professores de Letras Inglês na Universidade Estadual da Paraíba durante a pandemia de COVID-19 em 2021. O estágio foi realizado de forma on-line, utilizando plataformas digitais como o Google Meet e o Google Classroom, e envolveu a observação e a regência de aulas de inglês em turmas do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada em Campina Grande, Paraíba. Devido à redução da carga horária e à baixa adesão dos alunos ao ensino remoto, não foi possível avaliar efetivamente o nível linguístico dos aprendizes durante o período de observação das aulas. Como forma de suprir essa lacuna, nós, estagiários, criamos um formulário on-line no intuito de coletar informações relevantes sobre o perfil dos alunos e sua experiência com o idioma. Com base nas respostas obtidas, elaboramos planos de aula, que consistiram em três aulas de 45 minutos, com o objetivo de revisar conteúdos gramaticais trabalhados anteriormente pela professora regente e ampliar a compreensão dos gêneros textuais orais. A falta de assiduidade nas aulas e a baixa interação dos alunos (provavelmente causadas pela falta de acesso à internet, familiaridade com as ferramentas digitais e/ou pelo contexto da pandemia) foram alguns dos desafios que dificultaram a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos propostos, assim como a construção de uma relação de troca efetiva entre professores (estagiários) e alunos. No entanto, apesar das dificuldades observadas, acreditamos que o estágio remoto nos proporcionou oportunidades de familiarização com ferramentas digitais anteriormente pouco difundidas levando-nos a utilizar uma abordagem reflexiva do ensino, na qual os diversos contextos de vida dos alunos são considerados. Nossa experiência evidencia a importância da adaptação às novas formas de ensino remoto e o uso de ferramentas digitais para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem de forma reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5354_TB1766_17112023154556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IGOR DE LIMA PINTO" "autor_nome_curto" => "Igor Lima" "autor_email" => "joseigorlimap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }