O letramento científico refere-se à capacidade de compreender, analisar e interpretar informações científicas, bem como de participar de discussões sobre questões relacionadas à ciência. A química desempenha um papel crucial no letramento científico, fornecendo as bases necessárias para compreender e analisar uma ampla gama de fenômenos naturais e desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Apresentar a química geral no ensino básico como ciência fundamental para as diversas áreas do conhecimento é essencial para que os alunos se tornem cidadãos, informem e participem ativamente do mundo científico e tecnológico. Nesse sentido, aplicar conceitos químicos, associando-os aos fenômenos e transformações que observamos no cotidiano, capacita os estudantes a compreender, analisar e aplicar o conhecimento científico em suas vidas, isso os capacita a tomar decisões difíceis e discernir entre informações válidas e pseudociência, preparando-os para um mundo em constante evolução. Pretende-se com este projeto, discutir o efeito da química como estratégia no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a avaliação do estudo de química como importante recurso metodológico no ensino básico. Esse conhecimento desempenha um papel importante na busca por uma melhor qualidade de vida, possibilitando entender melhor o mundo ao nosso redor, os processos naturais e os produtos que utilizamos diariamente, além de ser uma ciência experimental, e quando ensinada para os alunos, através de aulas experimentais, ludificando as informações transmitidas em sala de aula, permite que eles desenvolvam habilidades científicas, como observação, experimentação, coleta de dados e análise, essas habilidades ajudam a estimular o raciocínio e a curiosidade. Esta pesquisa irá analisar o conteúdo curricular referente à matéria de Química Geral em escolas de Imperatriz – MA, onde será possível definir as vantagens e os limites de onde pode ser utilizado o letramento científico através do ensino da química.