Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUAIS ELEMENTOS COMPÕEM O PLANO DE AULA? – ENTENDENDO A ESTRUTURA SEGUNDO A VISÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100265
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7416
    "inscrito_id" => 19217
    "titulo" => "QUAIS ELEMENTOS COMPÕEM O PLANO DE AULA? – ENTENDENDO A ESTRUTURA SEGUNDO A VISÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "O plano de aula é uma das principais ferramentas pedagógicas e um documento onde o docente apresenta o que pretende realizar na aula ou em um determinado período de tempo. Porém nem todos os docentes o utilizam para refletir sobre as ações que desenvolvem em sala e redirecionar suas práticas. O nosso trabalho tem como objetivo analisar quais as principais características do plano de aula utilizado pelos docentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da cidade de Jaçanã-RN. Pretendemos também mostrar a importância desse instrumento, identificar e também explicar a sua estrutura. Com isso, durante um projeto de extensão, realizado no âmbito das atividades da disciplina de Planejamento da Educação, na UFCG-CES, campus Cuité; foi possível participar do planejamento pedagógico das escolas voluntárias, no qual houve uma conversa com as equipes pedagógicas sobre o projeto, além de também coletarmos os dados por meio da aplicação de um questionário nesses encontros pedagógicos. Com a participação e opinião de professoras e professores de variadas disciplinas, nosso estudo revelou alguns pontos considerados os mais importantes do plano de aula, como o objetivo; já que um planejamento de uma aula inicia-se com a escolha dos objetivos de aprendizagem. E também sobre as estratégias aplicadas nas aulas, que são técnicas usadas com a finalidade de ajudar na aprendizagem. Por fim, compreendemos que a produção deste documento norteador da prática é indispensável para que os docentes tenham uma visão do que será ensinado e como será conduzida a aprendizagem em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19217_TB7416_10122023214907.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON SANTOS MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonsanros16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100265
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7416
    "inscrito_id" => 19217
    "titulo" => "QUAIS ELEMENTOS COMPÕEM O PLANO DE AULA? – ENTENDENDO A ESTRUTURA SEGUNDO A VISÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "O plano de aula é uma das principais ferramentas pedagógicas e um documento onde o docente apresenta o que pretende realizar na aula ou em um determinado período de tempo. Porém nem todos os docentes o utilizam para refletir sobre as ações que desenvolvem em sala e redirecionar suas práticas. O nosso trabalho tem como objetivo analisar quais as principais características do plano de aula utilizado pelos docentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da cidade de Jaçanã-RN. Pretendemos também mostrar a importância desse instrumento, identificar e também explicar a sua estrutura. Com isso, durante um projeto de extensão, realizado no âmbito das atividades da disciplina de Planejamento da Educação, na UFCG-CES, campus Cuité; foi possível participar do planejamento pedagógico das escolas voluntárias, no qual houve uma conversa com as equipes pedagógicas sobre o projeto, além de também coletarmos os dados por meio da aplicação de um questionário nesses encontros pedagógicos. Com a participação e opinião de professoras e professores de variadas disciplinas, nosso estudo revelou alguns pontos considerados os mais importantes do plano de aula, como o objetivo; já que um planejamento de uma aula inicia-se com a escolha dos objetivos de aprendizagem. E também sobre as estratégias aplicadas nas aulas, que são técnicas usadas com a finalidade de ajudar na aprendizagem. Por fim, compreendemos que a produção deste documento norteador da prática é indispensável para que os docentes tenham uma visão do que será ensinado e como será conduzida a aprendizagem em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19217_TB7416_10122023214907.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSON SANTOS MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ALISSON"
    "autor_email" => "alissonsanros16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O plano de aula é uma das principais ferramentas pedagógicas e um documento onde o docente apresenta o que pretende realizar na aula ou em um determinado período de tempo. Porém nem todos os docentes o utilizam para refletir sobre as ações que desenvolvem em sala e redirecionar suas práticas. O nosso trabalho tem como objetivo analisar quais as principais características do plano de aula utilizado pelos docentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da cidade de Jaçanã-RN. Pretendemos também mostrar a importância desse instrumento, identificar e também explicar a sua estrutura. Com isso, durante um projeto de extensão, realizado no âmbito das atividades da disciplina de Planejamento da Educação, na UFCG-CES, campus Cuité; foi possível participar do planejamento pedagógico das escolas voluntárias, no qual houve uma conversa com as equipes pedagógicas sobre o projeto, além de também coletarmos os dados por meio da aplicação de um questionário nesses encontros pedagógicos. Com a participação e opinião de professoras e professores de variadas disciplinas, nosso estudo revelou alguns pontos considerados os mais importantes do plano de aula, como o objetivo; já que um planejamento de uma aula inicia-se com a escolha dos objetivos de aprendizagem. E também sobre as estratégias aplicadas nas aulas, que são técnicas usadas com a finalidade de ajudar na aprendizagem. Por fim, compreendemos que a produção deste documento norteador da prática é indispensável para que os docentes tenham uma visão do que será ensinado e como será conduzida a aprendizagem em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.