Este ensaio tem como intuito traçar estratégias para desmistificar as barreiras colocadas pela sociedade sobre a educação sexual nas escolas e como nós enquanto professores de ciências e biologia devemos abordar em sala de aula esses assuntos de forma intuitiva para alunos pré-adolescentes e adolescentes, das mais diversas faixas etárias. São diversas as situações e histórias que encontramos em sala de aula com os alunos que se encontram na puberdade, onde percebemos a necessidade desse diálogo ser frequente no cotidiano escolar, para enfrentamento de abusos sexuais, combate às IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e barrar a gravidez precoce. É sabido que a educação sexual no ambiente escolar é de responsabilidade de toda escola, entretanto acaba recaindo apenas sobre os professores de ciências e biologia, que enfrentam diversas dificuldades para aplicação do assunto em suas aulas, sobretudo os professores da rede privada que encontram maiores desafios para trabalhar assuntos como esse em sala de aula, professores da rede pública vivenciam de perto os problemas que a falta de educação sexual causa. Neste sentido, este estudo tem como objetivo, apresentar a esses educadores maneiras de abordar no cotidiano escolar a educação sexual, com o objetivo de desmistificar os mitos e esclarecer aos estudantes as questões relacionadas ao sexo, livre dos preconceitos e tabus impostos pela sociedade, trabalhar educação sexual nas escolas é um ato de transformação social, tendo em vista, os problemas que são causados pela falta dela e que podem ser evitados quando existe o conhecimento sobre o assunto.