Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PODCAST LITERÁRIO: FORMAÇÃO LEITORA E MULTILETRAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98630
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5250
    "inscrito_id" => 5658
    "titulo" => "PODCAST LITERÁRIO: FORMAÇÃO LEITORA E MULTILETRAMENTO"
    "resumo" => "Tendo em consideração o multiletramento no contexto educacional, com influência das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na formação leitora e do protagonismo dos/as alunos/as no seu processo de aprendizagem, o presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em Marcelino Vieira/RN, com a temática “Podcast Literário: formação leitora e multiletramento”. O referido projeto, partiu da problemática de algumas questões levantadas em planejamento participativo na escola, configurando-se nos problemas que nortearam todo o trabalho: como utilizar leitura de livros de literatura juvenil na escola? O que fazer após a leitura dos textos literários dos livros? Que tipo de produção poderia se fazer após os/as alunos/as se debruçarem na leitura? Desse modo, traçou-se alguns objetivos como: discorrer sobre a leitura de livros de literatura juvenil, fomentando a formação leitora nos/as estudantes; conhecer aplicativos que proporcionam a produção de podcast; planejar como realizar a produção de podcast literário a partir da leitura, discussão e análise dos livros sugeridos e lidos durante o bimestre; produzir podcast literário, apresentando a toda comunidade escolar e divulgando nas redes sociais da escola. Como fundamentação teórica foram utilizados alguns autores e documentos como: Almeida (2007), Rojo e Moura (2012), BNCC (2017), Silva (2020), Rojo (2009), Saito e Souza (2011), entre outros. Alguns dos resultados foram a leitura de vários livros pelos/as alunos/as, Rodas de Diálogo – para discussão, análise e diálogo acerca das leituras realizadas, a cada livro lido foi feito a produção de Podcasts Literários, apropriação das leituras com reflexões sobre os livros. Esse trabalho com o podcast literário passou a fazer parte da formação e das aulas de Língua Portuguesa, unindo tecnologia e leitura na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5658_TB5250_19062023225337.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO"
    "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98630
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5250
    "inscrito_id" => 5658
    "titulo" => "PODCAST LITERÁRIO: FORMAÇÃO LEITORA E MULTILETRAMENTO"
    "resumo" => "Tendo em consideração o multiletramento no contexto educacional, com influência das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na formação leitora e do protagonismo dos/as alunos/as no seu processo de aprendizagem, o presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em Marcelino Vieira/RN, com a temática “Podcast Literário: formação leitora e multiletramento”. O referido projeto, partiu da problemática de algumas questões levantadas em planejamento participativo na escola, configurando-se nos problemas que nortearam todo o trabalho: como utilizar leitura de livros de literatura juvenil na escola? O que fazer após a leitura dos textos literários dos livros? Que tipo de produção poderia se fazer após os/as alunos/as se debruçarem na leitura? Desse modo, traçou-se alguns objetivos como: discorrer sobre a leitura de livros de literatura juvenil, fomentando a formação leitora nos/as estudantes; conhecer aplicativos que proporcionam a produção de podcast; planejar como realizar a produção de podcast literário a partir da leitura, discussão e análise dos livros sugeridos e lidos durante o bimestre; produzir podcast literário, apresentando a toda comunidade escolar e divulgando nas redes sociais da escola. Como fundamentação teórica foram utilizados alguns autores e documentos como: Almeida (2007), Rojo e Moura (2012), BNCC (2017), Silva (2020), Rojo (2009), Saito e Souza (2011), entre outros. Alguns dos resultados foram a leitura de vários livros pelos/as alunos/as, Rodas de Diálogo – para discussão, análise e diálogo acerca das leituras realizadas, a cada livro lido foi feito a produção de Podcasts Literários, apropriação das leituras com reflexões sobre os livros. Esse trabalho com o podcast literário passou a fazer parte da formação e das aulas de Língua Portuguesa, unindo tecnologia e leitura na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5658_TB5250_19062023225337.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO"
    "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tendo em consideração o multiletramento no contexto educacional, com influência das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na formação leitora e do protagonismo dos/as alunos/as no seu processo de aprendizagem, o presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em Marcelino Vieira/RN, com a temática “Podcast Literário: formação leitora e multiletramento”. O referido projeto, partiu da problemática de algumas questões levantadas em planejamento participativo na escola, configurando-se nos problemas que nortearam todo o trabalho: como utilizar leitura de livros de literatura juvenil na escola? O que fazer após a leitura dos textos literários dos livros? Que tipo de produção poderia se fazer após os/as alunos/as se debruçarem na leitura? Desse modo, traçou-se alguns objetivos como: discorrer sobre a leitura de livros de literatura juvenil, fomentando a formação leitora nos/as estudantes; conhecer aplicativos que proporcionam a produção de podcast; planejar como realizar a produção de podcast literário a partir da leitura, discussão e análise dos livros sugeridos e lidos durante o bimestre; produzir podcast literário, apresentando a toda comunidade escolar e divulgando nas redes sociais da escola. Como fundamentação teórica foram utilizados alguns autores e documentos como: Almeida (2007), Rojo e Moura (2012), BNCC (2017), Silva (2020), Rojo (2009), Saito e Souza (2011), entre outros. Alguns dos resultados foram a leitura de vários livros pelos/as alunos/as, Rodas de Diálogo – para discussão, análise e diálogo acerca das leituras realizadas, a cada livro lido foi feito a produção de Podcasts Literários, apropriação das leituras com reflexões sobre os livros. Esse trabalho com o podcast literário passou a fazer parte da formação e das aulas de Língua Portuguesa, unindo tecnologia e leitura na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.