SENTIDO NUMÉRICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4695 "inscrito_id" => 16449 "titulo" => "SENTIDO NUMÉRICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo teve como objetivo destacar a relevância acerca do Sentido Numérico para a aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, se reportanto ao que apresenta Oliveira (2008) e Minayo (2012) a respeito desse tipo de pesquisa. Com relação ao objeto de estudo, o Sentido Numérico, baseou-se em pesquisas de autores como, Yang (2003),Corso e Dorneles (2010), Spinillo (2014), Assis et al. (2020), Cunha (2021), entre outros, a partir de suas contribuições a respeito do Sentido Numérico. Destacamos, portanto, o importante papel do professor para a construção do conhecimento do estudante, onde uma de suas preocupações deve ser o desenvolvimento do Sentido Numérico, pois, estudos relacionados a essa temática têm sido considerados por muitos pesquisadores da área, como uma alternativa para se compreender e intervir sobre as dificuldades que os estudantes apresentam na disciplina de Matemática. O artigo também destaca e exemplifica os oito indicadores do Sentido Numérico apresentados por Spinillo (2014), além de ressaltar como essas habilidades podem ser trabalhadas segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista que as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula, precisam contemplar estes indicadores. Conclui-se que o Sentido Numérico pouco desenvolvido pode ocasionar uma defasagem na compreensão de diversos conteúdos matemáticos, além da utilização de algoritmos mecanizados na resolução de situações problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16449_TB4695_20112023215212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE CLEIDE LOURENÇO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "janeclourenco@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4695 "inscrito_id" => 16449 "titulo" => "SENTIDO NUMÉRICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo teve como objetivo destacar a relevância acerca do Sentido Numérico para a aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, se reportanto ao que apresenta Oliveira (2008) e Minayo (2012) a respeito desse tipo de pesquisa. Com relação ao objeto de estudo, o Sentido Numérico, baseou-se em pesquisas de autores como, Yang (2003),Corso e Dorneles (2010), Spinillo (2014), Assis et al. (2020), Cunha (2021), entre outros, a partir de suas contribuições a respeito do Sentido Numérico. Destacamos, portanto, o importante papel do professor para a construção do conhecimento do estudante, onde uma de suas preocupações deve ser o desenvolvimento do Sentido Numérico, pois, estudos relacionados a essa temática têm sido considerados por muitos pesquisadores da área, como uma alternativa para se compreender e intervir sobre as dificuldades que os estudantes apresentam na disciplina de Matemática. O artigo também destaca e exemplifica os oito indicadores do Sentido Numérico apresentados por Spinillo (2014), além de ressaltar como essas habilidades podem ser trabalhadas segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista que as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula, precisam contemplar estes indicadores. Conclui-se que o Sentido Numérico pouco desenvolvido pode ocasionar uma defasagem na compreensão de diversos conteúdos matemáticos, além da utilização de algoritmos mecanizados na resolução de situações problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16449_TB4695_20112023215212.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE CLEIDE LOURENÇO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "janeclourenco@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }