Nos dias atuais, as discussões sobre inteligência artificial (IA) estão em alta, impulsionadas pela era de desenvolvimento tecnológico que vivemos. Essas revoluções têm impactado diversas áreas, e a presença das inteligências artificiais estão cada vez mais próximas de todos nós. No contexto da educação, as discussões sobre o uso da inteligência artificial ainda são recentes e não há um consenso absoluto. Existem posicionamentos divergentes: aqueles que são contra e aqueles que são a favor de seu uso. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo explorar o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta auxiliar para os professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, no planejamento pedagógico. O percurso metodológico adotado é a abordagem qualitativa, com a revisão literária sobre o tema abordado. A utilização da IA na educação tem o poder de revolucionar o processo de ensino e aprendizagem, abrindo novas oportunidades e aprimorando a qualidade da educação. Citando um exemplo de como a IA pode ajudar os professores é como meio de acessar e avaliar os recursos educacionais disponíveis online. Com uma vasta quantidade de conteúdos disponíveis, como vídeos, simulações, jogos educacionais e materiais interativos, encontrar recursos relevantes e de qualidade pode ser um desafio. Nesse contexto, os sistemas de IA podem filtrar e recomendar recursos com base nas necessidades e objetivos de ensino dos professores, economizando tempo e facilitando o acesso a materiais adequados. No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui a figura do professor. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a interação humana e a expertise do professor são fundamentais para criar um ambiente educacional eficaz e estimulante. Os professores têm um papel essencial na interpretação dos dados fornecidos pela IA, pois eles adaptam as estratégias de ensino, oferecem suporte emocional aos alunos e incentivam a aprendizagem participativa.