É perceptível o envelhecimento da população brasileira e isso gera uma necessidade de ações em que as pessoas idosas possam participar ativamente, com potencialidade de promoção da qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, apresentamos nesta pesquisa uma prática pedagógica desenvolvida pela Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) junto às crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins que contempla as relações intergeracionais entre crianças pequenas e pessoas idosas da UMA/UFT, em uma intencionalidade educativa de construção de brinquedos, oriundos da memória cultural das pessoas idosas envolvidas. É uma pesquisa de corrente fenomenológica de Merleau-Ponty, de cunho qualitativo e com observação documental referenciada bibliograficamente em autores que pesquisam as relações de diferentes gerações. O objetivo principal da nossa pesquisa é descrever as percepções das relações intergeracionais entre crianças e as pessoas idosas em uma prática educativa de construção de brinquedos. Nos resultados pontuamos a potencialidade das práticas educativas envolvendo as relações intergeracionais entre crianças e pessoas idosas para o desenvolvimento infantil e também para o envelhecimento ativo. Enfim, concluímos que o recorte apresentado serve como referência para pesquisadores da área e para os profissionais, sejam eles da Educação Básica ou da Educação Superior que procuram referência prática de uma proposta envolvendo interações entre pessoas idosas e crianças da Educação Infantil.