Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVULGANDO CIÊNCIA PELAS REDES SOCIAIS ATRAVÉS DE NARUTO SHIPPUDEN

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Sabe-se que utilizar técnicas para divulgar informações da ciência ao público não especializado é de suma importância para reduzir a distância entre as descobertas científicas e a sociedade. Além disso, estudos vêm relatando a importância das redes sociais como meio facilitador dessa comunicação e socialização. O presente trabalho busca relatar a experiência da produção e publicação de um post científico atrelado à ficção, como ferramenta de divulgação científica. A Liga Acadêmica de Genética (LAGen) vinculada à Universidade Federal de Goiás (UFG) é um projeto de extensão, que tem por finalidade a elaboração de atividades que contemplam o tripé universitário. A liga tem atividades presenciais e virtuais, principalmente através das redes sociais. As atividades são mensais, através de reuniões no Google Meet, para realizar o planejamento das atividades. Para confecção do post inspirado no Naruto Shippuden e sua relação com os conteúdos de genética, selecionou-se o site Khan Academy como principal fonte de informações, e construiu-se um total de nove cards com figuras selecionadas compatíveis com os textos, produzidos no Canva. Para acompanhar o desempenho do post, utilizou-se a métrica do Instagram, que permitiu acompanhar o alcance e impressões. A publicação destacou-se entre outras do perfil, devido ao alto número de interações, no total foram 6.299 impressões, 4.924 contas alcançadas, sendo 2.308 seguidores do perfil e 2.616 não seguidores. Das interações com a publicação, 1196 curtidas, 79 comentários, 849 compartilhamentos e 218 salvamentos foram contabilizadas. Diante disso, percebe-se que o público tem interesse em conhecer e compartilhar assuntos científicos interligados a uma narrativa fictícia, como o anime Naruto. Apoiando a compreensão de que quando confeccionados de maneira atrativa, os posts publicados nas redes sociais podem contribuir para a divulgação científica de forma descontraída e didática, mesmo abordando áreas mais complexas da biologia, como a genética.

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