A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO ESCOLAR/ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95912 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1657 "inscrito_id" => 12872 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO ESCOLAR/ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente estudo objetivou investigar as metodologias educativas utilizadas para o ensino de alunos com deficiência visual no ensino fundamental. Problematizou-se se os alunos com deficiência visual participavam ativamente durante as aulas da sala da aula regular e se a didática dos professores está contribuindo para uma aprendizagem significativa para os alunos cegos. Tratou-se de um estudo qualitativo, exploratório, do tipo revisão integrativa. Para tanto, foram pesquisadas publicações nas bases: Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando as palavras-chave: metodologias educativas, ensino de alunos cegos e recursos adaptados. Delimitou-se trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Foram localizados 15 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise resultou em um quadro multidisciplinar o qual permitiu a descrição das metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos cegos no ensino fundamental. Na maioria dos componentes curriculares, encontrou-se recursos que promovem a inclusão e aprendizagem de alunos com deficiência visual. O componente curricular de matemática sobressaiu - se como a área que mais utiliza recursos metodológicos adaptados, como o braile, recursos táteis, jogos e softwares. E os componentes que mais enfrentam dificuldades de adaptação curricular é Artes, seguido da Educação Física. Assim, foi possível evidenciar as propostas metodológicas, bem como, recursos adaptados que contribuem para a inclusão e assimilação dos conteúdos pelos educandos com deficiência visual na sala de aula regular. Considera-se necessário políticas educacionais de fomento a melhoria da estrutura física de escolas e incentivo à formação continuada dos professores na área da educação especial. Além das novas possibilidades de tecnologias assistivas e metodologias ativas no ensino de alunos com deficiência visual, sendo uso de smartphone como TAA e áudio descrição como metodologia interdisciplinar. Diante da pesquisa, ficou evidente que para um ensino efetivo o foco sempre deverá estar no aluno, que deve ser compreendido como sujeito ativo e protagonista no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12872_TB1657_19112023112713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERBERT PORTELA BRITO" "autor_nome_curto" => "HERBERT" "autor_email" => "hportela2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95912 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1657 "inscrito_id" => 12872 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO ESCOLAR/ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente estudo objetivou investigar as metodologias educativas utilizadas para o ensino de alunos com deficiência visual no ensino fundamental. Problematizou-se se os alunos com deficiência visual participavam ativamente durante as aulas da sala da aula regular e se a didática dos professores está contribuindo para uma aprendizagem significativa para os alunos cegos. Tratou-se de um estudo qualitativo, exploratório, do tipo revisão integrativa. Para tanto, foram pesquisadas publicações nas bases: Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando as palavras-chave: metodologias educativas, ensino de alunos cegos e recursos adaptados. Delimitou-se trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Foram localizados 15 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise resultou em um quadro multidisciplinar o qual permitiu a descrição das metodologias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos cegos no ensino fundamental. Na maioria dos componentes curriculares, encontrou-se recursos que promovem a inclusão e aprendizagem de alunos com deficiência visual. O componente curricular de matemática sobressaiu - se como a área que mais utiliza recursos metodológicos adaptados, como o braile, recursos táteis, jogos e softwares. E os componentes que mais enfrentam dificuldades de adaptação curricular é Artes, seguido da Educação Física. Assim, foi possível evidenciar as propostas metodológicas, bem como, recursos adaptados que contribuem para a inclusão e assimilação dos conteúdos pelos educandos com deficiência visual na sala de aula regular. Considera-se necessário políticas educacionais de fomento a melhoria da estrutura física de escolas e incentivo à formação continuada dos professores na área da educação especial. Além das novas possibilidades de tecnologias assistivas e metodologias ativas no ensino de alunos com deficiência visual, sendo uso de smartphone como TAA e áudio descrição como metodologia interdisciplinar. Diante da pesquisa, ficou evidente que para um ensino efetivo o foco sempre deverá estar no aluno, que deve ser compreendido como sujeito ativo e protagonista no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12872_TB1657_19112023112713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERBERT PORTELA BRITO" "autor_nome_curto" => "HERBERT" "autor_email" => "hportela2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }