Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SAEPE) EM TURMAS MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NUMA CIDADE DO INTERIOR DE PERNAMBUCO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse artigo tem por objetivo investigar as implicações do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em turmas Multisseriadas da educação do campo numa cidade do interior de Pernambuco. Para alcançar o objetivo foi realizado um estudo de campo, onde buscou-se compreender como os sujeitos da pesquisa apontam na prática educacional esse tipo de avaliação e como reagem diante do sistema. Partindo desse pressuposto a avaliação da aprendizagem é considerada parte integrante do processo educativo, possibilitando ao estudante seu nível de aquisição da aprendizagem percebendo seus avanços, suas resistências, suas dificuldades, ocasionando uma tomada de decisão sobre a sua aprendizagem. Optou-se por uma metodologia com procedimentos bibliográficos, documentais e de campo com uma abordagem quali-quantitativa. Como coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas semiestruturadas e a aplicação do questionário foi através do Google Forms para docentes das escolas do campo. Observou-se que nessa pesquisa predominou-se o método quantitativo, onde foi realizado um levantamento para a construção de dados dos participantes do estudo expostos nos gráficos. Quanto aos objetivos deste estudo, concentraram-se os métodos exploratório e descritivo, tendo em vista a análise dos dados coletados nos quadros. Contudo, os docentes desse município devem atuar para a melhoria dos resultados das avaliações, porém, muitos não sabem como se dá o retorno deles para a escola. Além disso, a avaliação não é feita principalmente nas escolas rurais com turmas multisseriadas, mesmo o município apresentando uma grande predominância de escola do campo. Portanto, isso pode gerar um resultado que não corresponde ao quadro da situação real em que se encontra o ensino no município. Assim, as escolas continuam na invisibilidade por não ter um instrumento avaliativo que evidencie as práticas e seus resultados.

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