Na contemporaneidade as universidades têm se destacado pela ampliação e divulgação do conhecimento científico, através dos pilares educacionais de ensino, pesquisa e extensão. Contudo, ainda se observa a falta de interesse dos jovens pela Ciência e pela iniciação científica ao ingressarem no ensino superior. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de estudantes recém-igressos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sobre a Ciência, sua importância na sociedade e construção do conhecimento cientifico. A pesquisa foi desenvolvida com 32 estudantes ingressantes nos cursos de Ciências da Religião, Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação e Direito. Para o levantamento dos dados, utilizou-se como instrumento um formulário via Google forms, o qual estava constituído de 07 questões de múltipla escolha e de cunho discursivo. Inicialmente, quando os estudantes foram indagados se possuiam ou não o conhecimento científico, 37,5% responderam que “sim”, 21,9% que “não” e 40,6% relataram que “talvez”. Quando solicitado que os estudantes conceituassem o termo “Ciência”, verificamos que 100% das respostas estavam associadas a uma concepção empírico-indutivista, onde os graduandos apresentavam as atividades científicas como sendo construídas independentes das relações sociais e o conhecimento científico fundamentado apenas na observação e experimentação. Por sua vez, quando perguntados sobre a importância ou não da Ciência na sociedade, 100% declararam que “sim”. No entanto, quando indagados se pretendiam ser cientista, 43,8% asseguraram que “sim”, 28,1% disseram que “não pretendiam”, os demais admitiram outras respostas. De modo geral, com os dados apresentados, torna-se possivel melhor compreender as representações sobre a Ciência que os jovens apresentam ao chegarem na universidade. Assim, pode-se perceber o quão importante são seus indicadores para fomentar discussões significativas nas instituições de ensino superior, visando aproximar os estudantes de um entendimento holístico sobre a Ciência e da construção do conhecimento cientifico.