Um dos desafios mais atuais para o ensino de Língua Portuguesa é manter o texto como elemento central do processo de ensino e de aprendizagem desta disciplina, seguindo, assim, as indicações de documentos como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Nesse sentido, os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003) ocupam papel de destaque na sala de aula, demandando do docente de Língua Portuguesa práticas pedagógicas em torno da leitura, da análise e da produção de gêneros em modalidades e domínios distintos. Visando ao desenvolvimento de estratégias que auxiliem o trabalho acerca dos gêneros discursivos, trouxemos da Linguística Textual as contribuições referentes aos fatores de textualidade como elementos constitutivos do texto (BEAUGRANDE & DRESSLER, 1981; COSTA VAL, 2000; ANTUNES, 2009), para, a partir deles, propor um modelo para análise de textos. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de apresentar o modelo elaborado a partir dos fatores de textualidade, a saber: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade. Para tanto, discutimos aspectos teóricos relacionados à teoria dos gêneros discursivos e aos fatores de textualidade, apresentando, por fim, um exemplo de análise realizada por meio do modelo criado com um exemplar do gênero anúncio publicitário. A análise realizada nos mostrou que os fatores de textualidade, enquanto parâmetros de análise de textos, devem ser considerados a partir do gênero e da função social que o texto exerce. Além disso, destacamos que o modelo proposto se configura apenas como uma sugestão para a análise de textos, e que, nesse sentido, novas pesquisas podem ser realizadas com o objetivo de ampliar as estratégias para o ensino de Língua Portuguesa centrado no texto.