VALORIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO ENTRE OS GÊNEROS LENDA URBANA E CONTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99090 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5852 "inscrito_id" => 8385 "titulo" => "VALORIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO ENTRE OS GÊNEROS LENDA URBANA E CONTO" "resumo" => "As teorias que norteiam o ensino de Língua Portuguesa, cada vez mais, orientam uma aproximação das relações entre ensino e aprendizagem, que devem fazer parte das práticas em sala de aula, com o contexto em que os estudantes se inserem. Nessa discussão, a relevância de uma abordagem dos diversos gêneros discursivos/textuais, na perspectiva de Bakhtin (1993) e Marcuschi (2003), que aborde composição, estilo e conteúdo temático é muito relevante para o desenvolvimento desse processo, sobretudo quando se inserem nele textos que fazem parte da vida cotidiana dos estudantes, pois é a partir dessa abordagem que eles começam a perceber sentido no ensino da língua. Além disso, quando se volta o foco do ensino para os gêneros, nitidamente, se nota a necessidade de não se desconsiderar um estudo sobre os muitos textos que fazem parte das vivências desses estudantes, que se constituíram e que ainda permanecem na oralidade de muitos deles. Assim, a valorização da oralidade, composta, principalmente, por textos que partem do imaginário local, assume um importante papel e contribui na construção do conhecimento dos estudantes. Para isso, a organização de uma sequência didática, como orientam Schneuwly & Dolz (2004) torna-se preponderante para que se alcancem os objetivos almejados nesta pesquisa. Para tanto, este trabalho objetiva desenvolver e apresentar resultados de atividades de retextualização, utilizando como base os gêneros lenda urbana e conto, fazendo uso do imaginário local dos estudantes de uma escola pública da cidade Belém-PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8385_TB5852_19102023211945.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "edduardo_ss@icloud.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99090 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5852 "inscrito_id" => 8385 "titulo" => "VALORIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO ENTRE OS GÊNEROS LENDA URBANA E CONTO" "resumo" => "As teorias que norteiam o ensino de Língua Portuguesa, cada vez mais, orientam uma aproximação das relações entre ensino e aprendizagem, que devem fazer parte das práticas em sala de aula, com o contexto em que os estudantes se inserem. Nessa discussão, a relevância de uma abordagem dos diversos gêneros discursivos/textuais, na perspectiva de Bakhtin (1993) e Marcuschi (2003), que aborde composição, estilo e conteúdo temático é muito relevante para o desenvolvimento desse processo, sobretudo quando se inserem nele textos que fazem parte da vida cotidiana dos estudantes, pois é a partir dessa abordagem que eles começam a perceber sentido no ensino da língua. Além disso, quando se volta o foco do ensino para os gêneros, nitidamente, se nota a necessidade de não se desconsiderar um estudo sobre os muitos textos que fazem parte das vivências desses estudantes, que se constituíram e que ainda permanecem na oralidade de muitos deles. Assim, a valorização da oralidade, composta, principalmente, por textos que partem do imaginário local, assume um importante papel e contribui na construção do conhecimento dos estudantes. Para isso, a organização de uma sequência didática, como orientam Schneuwly & Dolz (2004) torna-se preponderante para que se alcancem os objetivos almejados nesta pesquisa. Para tanto, este trabalho objetiva desenvolver e apresentar resultados de atividades de retextualização, utilizando como base os gêneros lenda urbana e conto, fazendo uso do imaginário local dos estudantes de uma escola pública da cidade Belém-PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8385_TB5852_19102023211945.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "edduardo_ss@icloud.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }