Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO MEDIADORES DO APRENDIZADO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96897
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2977
    "inscrito_id" => 14017
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO MEDIADORES DO APRENDIZADO NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Modelos didáticos são ferramentas mediadoras que auxiliam na construção da aprendizagem através da experimentação e troca de conhecimentos quando realizados de forma coletiva. O uso desses métodos de aprendizagem estimula a busca por mais conhecimento, proporciona uma melhor compreensão das temáticas abordadas e estimula a participação ativa dos estudantes no decorrer das atividades. As representações palpáveis dos assuntos de Biologia são essenciais para um melhor aprendizado e para que os estudantes apliquem os conceitos de forma significativa. O objetivo deste trabalho é analisar como a utilização de modelos didáticos influencia na aprendizagem de alunos dentro do ensino da Biologia. Utilizamos práticas como: Quadro de Punnett feito em cartolina para a 1ª Lei de Mendel, utilizando massa de modelar como genótipos; construção de organelas presentes nas células vegetal e animal, com massa de modelar. Os estudantes desta pesquisa foram estudantes de 3 turmas do Ensino Médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ilkas (CODAI), UFRPE. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação e formulários eletrônicos, e foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos resultados revelou que através da observação dos bolsistas do PIBID foi possível perceber um grande interesse dos alunos na construção dos modelos e na resolução da atividade de forma coletiva. As respostas dos alunos no formulário mostram que eles já tinham conhecimento prévio sobre o que são modelos didáticos e que essa construção traz uma influência positiva facilitando o aprendizado e estimulando o interesse pelo assunto abordado. Conclui-se que esses métodos contribuem em sala de aula deixando-as mais atrativas, além de estimular o raciocínio crítico e a criatividade dos alunos, tornando os conceitos teóricos mais simples."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582e792c9467_20122023100938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:09:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELSON DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOELSON LIMA"
    "autor_email" => "joelson.lima@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96897
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2977
    "inscrito_id" => 14017
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO MEDIADORES DO APRENDIZADO NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Modelos didáticos são ferramentas mediadoras que auxiliam na construção da aprendizagem através da experimentação e troca de conhecimentos quando realizados de forma coletiva. O uso desses métodos de aprendizagem estimula a busca por mais conhecimento, proporciona uma melhor compreensão das temáticas abordadas e estimula a participação ativa dos estudantes no decorrer das atividades. As representações palpáveis dos assuntos de Biologia são essenciais para um melhor aprendizado e para que os estudantes apliquem os conceitos de forma significativa. O objetivo deste trabalho é analisar como a utilização de modelos didáticos influencia na aprendizagem de alunos dentro do ensino da Biologia. Utilizamos práticas como: Quadro de Punnett feito em cartolina para a 1ª Lei de Mendel, utilizando massa de modelar como genótipos; construção de organelas presentes nas células vegetal e animal, com massa de modelar. Os estudantes desta pesquisa foram estudantes de 3 turmas do Ensino Médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ilkas (CODAI), UFRPE. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação e formulários eletrônicos, e foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos resultados revelou que através da observação dos bolsistas do PIBID foi possível perceber um grande interesse dos alunos na construção dos modelos e na resolução da atividade de forma coletiva. As respostas dos alunos no formulário mostram que eles já tinham conhecimento prévio sobre o que são modelos didáticos e que essa construção traz uma influência positiva facilitando o aprendizado e estimulando o interesse pelo assunto abordado. Conclui-se que esses métodos contribuem em sala de aula deixando-as mais atrativas, além de estimular o raciocínio crítico e a criatividade dos alunos, tornando os conceitos teóricos mais simples."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582e792c9467_20122023100938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:09:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELSON DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOELSON LIMA"
    "autor_email" => "joelson.lima@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Modelos didáticos são ferramentas mediadoras que auxiliam na construção da aprendizagem através da experimentação e troca de conhecimentos quando realizados de forma coletiva. O uso desses métodos de aprendizagem estimula a busca por mais conhecimento, proporciona uma melhor compreensão das temáticas abordadas e estimula a participação ativa dos estudantes no decorrer das atividades. As representações palpáveis dos assuntos de Biologia são essenciais para um melhor aprendizado e para que os estudantes apliquem os conceitos de forma significativa. O objetivo deste trabalho é analisar como a utilização de modelos didáticos influencia na aprendizagem de alunos dentro do ensino da Biologia. Utilizamos práticas como: Quadro de Punnett feito em cartolina para a 1ª Lei de Mendel, utilizando massa de modelar como genótipos; construção de organelas presentes nas células vegetal e animal, com massa de modelar. Os estudantes desta pesquisa foram estudantes de 3 turmas do Ensino Médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ilkas (CODAI), UFRPE. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação e formulários eletrônicos, e foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos resultados revelou que através da observação dos bolsistas do PIBID foi possível perceber um grande interesse dos alunos na construção dos modelos e na resolução da atividade de forma coletiva. As respostas dos alunos no formulário mostram que eles já tinham conhecimento prévio sobre o que são modelos didáticos e que essa construção traz uma influência positiva facilitando o aprendizado e estimulando o interesse pelo assunto abordado. Conclui-se que esses métodos contribuem em sala de aula deixando-as mais atrativas, além de estimular o raciocínio crítico e a criatividade dos alunos, tornando os conceitos teóricos mais simples.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.