CRIAÇÃO DE NARRAÇÕES AUDIOVISUAIS ANIMADAS COM USO DO SCRATCH: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA QUÂNTICA.
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A metodologia empregada envolve a criação e descrição de uma sequência didática utilizando aplicativos computacionais, seguindo a abordagem STEAM, que combina as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Os aplicativos foram desenvolvidos com base na linguagem de programação gráfica Scratch, desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). A abordagem metodológica adotada é de natureza descritiva, com o objetivo principal de descrever as características, propriedades e aspectos relevantes da criação desses aplicativos. Um guia complementar foi desenvolvido para auxiliar os professores, descrevendo a funcionalidade dos aplicativos, as abordagens pedagógicas adotadas, o público-alvo, a metodologia de ensino e os recursos disponíveis para a execução das atividades, entre outros aspectos. Baseado na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, valoriza-se a consideração dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de um pré-teste. 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