Este artigo, fruto do Trabalho Final de Curso da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT (EaD), pelo Instituto Federal do Espírito Santo, visa expor uma proposta de sequência didática, no componente curricular de Língua Portuguesa, para o curso técnico: Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, com o seguinte tema: identificação e combate à Fake News por meio de aplicações na web, tomando como pressuposto que somos bombardeados de notícias todos os dias, principalmente nas mídias digitais. Nossa finalidade é propor aos estudantes a avaliação de textos suspeitos ou não que circulam na sociedade, bem como a demonstração da importância de verificar as fontes das notícias, checando a confiabilidade, e, por fim, a fomentação da prática de competências adquiridas no curso mencionado a respeito do monitoramento de projetos de aplicações para Web e dispositivos móveis, no intuito de identificar esses tipos de notícias. Nesta comunicação serão detalhados no tocante às atividades propostas: a contextualização, os objetivos, o desenvolvimento, as formas de avaliação, assim como os resultados esperados. Ademais, será abordado sobre a modalidade da educação profissional e tecnológica e suas contribuições na formação de cidadãos. Nossa discussão estará amparada pelas seguintes discussões: Alves (2020), Brasil (2004) (2021), Barato (2015) (2016), Freire (2004), Schneuwly e Dolz (2014), entre outras.