Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: IDENTIFICAÇÃO E COMBATE À FAKE NEWS POR MEIO DE APLICAÇÕES NA WEB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97155
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3320
    "inscrito_id" => 14044
    "titulo" => "DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: IDENTIFICAÇÃO E COMBATE À FAKE NEWS POR MEIO DE APLICAÇÕES NA WEB"
    "resumo" => "Este artigo, fruto do Trabalho Final de Curso da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT (EaD), pelo Instituto Federal do Espírito Santo, visa expor uma proposta de sequência didática, no componente curricular de Língua Portuguesa, para o curso técnico: Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, com o seguinte tema: identificação e combate à Fake News por meio de aplicações na web, tomando como pressuposto que somos bombardeados de notícias todos os dias, principalmente nas mídias digitais. Nossa finalidade é propor aos estudantes a avaliação de textos suspeitos ou não que circulam na sociedade, bem como a demonstração da importância de verificar as fontes das notícias, checando a confiabilidade, e, por fim, a fomentação da prática de competências adquiridas no curso mencionado a respeito do monitoramento de projetos de aplicações para Web e dispositivos móveis, no intuito de identificar esses tipos de notícias. Nesta comunicação serão detalhados no tocante às atividades propostas: a contextualização, os objetivos, o desenvolvimento, as formas de avaliação, assim como os resultados esperados. Ademais, será abordado sobre a modalidade da educação profissional e tecnológica e suas contribuições na formação de cidadãos. Nossa discussão estará amparada pelas seguintes discussões: Alves (2020), Brasil (2004) (2021), Barato (2015) (2016), Freire (2004), Schneuwly e Dolz (2014), entre outras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14044_TB3320_20052023214633.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA RAFAEL DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA RAFAEL"
    "autor_email" => "araujo.andreiarafael@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97155
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3320
    "inscrito_id" => 14044
    "titulo" => "DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: IDENTIFICAÇÃO E COMBATE À FAKE NEWS POR MEIO DE APLICAÇÕES NA WEB"
    "resumo" => "Este artigo, fruto do Trabalho Final de Curso da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT (EaD), pelo Instituto Federal do Espírito Santo, visa expor uma proposta de sequência didática, no componente curricular de Língua Portuguesa, para o curso técnico: Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, com o seguinte tema: identificação e combate à Fake News por meio de aplicações na web, tomando como pressuposto que somos bombardeados de notícias todos os dias, principalmente nas mídias digitais. Nossa finalidade é propor aos estudantes a avaliação de textos suspeitos ou não que circulam na sociedade, bem como a demonstração da importância de verificar as fontes das notícias, checando a confiabilidade, e, por fim, a fomentação da prática de competências adquiridas no curso mencionado a respeito do monitoramento de projetos de aplicações para Web e dispositivos móveis, no intuito de identificar esses tipos de notícias. Nesta comunicação serão detalhados no tocante às atividades propostas: a contextualização, os objetivos, o desenvolvimento, as formas de avaliação, assim como os resultados esperados. Ademais, será abordado sobre a modalidade da educação profissional e tecnológica e suas contribuições na formação de cidadãos. Nossa discussão estará amparada pelas seguintes discussões: Alves (2020), Brasil (2004) (2021), Barato (2015) (2016), Freire (2004), Schneuwly e Dolz (2014), entre outras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14044_TB3320_20052023214633.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA RAFAEL DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA RAFAEL"
    "autor_email" => "araujo.andreiarafael@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo, fruto do Trabalho Final de Curso da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT (EaD), pelo Instituto Federal do Espírito Santo, visa expor uma proposta de sequência didática, no componente curricular de Língua Portuguesa, para o curso técnico: Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, com o seguinte tema: identificação e combate à Fake News por meio de aplicações na web, tomando como pressuposto que somos bombardeados de notícias todos os dias, principalmente nas mídias digitais. Nossa finalidade é propor aos estudantes a avaliação de textos suspeitos ou não que circulam na sociedade, bem como a demonstração da importância de verificar as fontes das notícias, checando a confiabilidade, e, por fim, a fomentação da prática de competências adquiridas no curso mencionado a respeito do monitoramento de projetos de aplicações para Web e dispositivos móveis, no intuito de identificar esses tipos de notícias. Nesta comunicação serão detalhados no tocante às atividades propostas: a contextualização, os objetivos, o desenvolvimento, as formas de avaliação, assim como os resultados esperados. Ademais, será abordado sobre a modalidade da educação profissional e tecnológica e suas contribuições na formação de cidadãos. Nossa discussão estará amparada pelas seguintes discussões: Alves (2020), Brasil (2004) (2021), Barato (2015) (2016), Freire (2004), Schneuwly e Dolz (2014), entre outras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.