A literatura, sendo uma expressão artística, é um meio pelo qual o ser humano pode expressar suas formas de ver, pensar, imaginar, sonhar, fantasiar o mundo, mediante a transposição de seus sentimentos e emoções. Com base nisso, entendemos que por meio da leitura literária é possível transformar o meio em que se vive, tornando o ser humano mais suscetível à reflexão sobre sua própria existência. Todavia, temos percebido que o ensino de literatura nas escolas tem sido um desafio para os professores , uma vez que se criou um conceito de que esse componente não tem atratividade para os alunos, pois está bitolada a uma perspectiva de ensino apegada a descrições de épocas, estilos e formas, de maneira linear e temporal, valorizando mais o conteúdo do que a essência da aprendizagem. Esse fator tem tornado o ensino literário cansativo e enfadonho, além de não contribuir para um aprendizado mais significativo, distanciando o aluno da leitura e do principal objetivo do ensino de literatura: a formação de leitores literários. Por essa razão, pensamos numa proposta do ensino de literatura capaz de fazer os educandos vivenciarem o mundo da leitura literária sentindo-se parte dela e incluindo-se nesse processo o reconhecimento e a valorização da cultura e da arte paraibana, partindo de um estudo específico para o mais abrangente. Este trabalho tem como objetivo trazer os relatos das atividades desenvolvidas no projeto Paraíba: arte, saber e cultura através das obras de Ariano Suassuna e Leandro Gomes de Barros, desenvolvidas na E.E.E.F.M. João Silveira Guimarães, nas turmas de 1º ano “A” e “C”, do turno matutino, compreendida entre os meses de Agosto a Outubro, tendo sua culminância no dia 03 de outubro de 2013. Ao final das atividades percebemos que os educandos desenvolveram o gosto pela leitura literária e passaram a valorizar as obras dos autores paraibanos.