A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade de educação que tem o trabalho como princípio educativo e objetiva contribuir para a preparação para o mundo do trabalho. A hipótese é que a educação popular pode contribuir para a formação integral dos estudantes do EMI do IFAL, especialmente nos cursos que envolvem a relação cidade-campo. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Educação Popular para a formação integral dos estudantes do ensino médio integrado (EMI) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Satuba. A educação popular é um movimento pedagógico e político que valoriza os saberes prévios, as realidades culturais e a participação popular na construção de novos conhecimentos. O produto educacional previsto é um ciclo de vivências com movimentos de trabalhadores do campo com o enfoque formação integral da EPT no IFAL Campus Satuba e a articulação com esses movimentos. A pesquisa será realizada com base na revisão bibliográfica sobre os conceitos de educação popular e formação integral, e será centralizada metodologicamente na pesquisa-ação. A participação de educadores, técnicos e discentes do IFAL Campus Satuba se dará em conjunto com movimentos sociais do campo atuantes na região. Com o processo de redemocratização do país, iniciou-se um movimento por uma EPT mais democrática e emancipatória. Nesse contexto, surgiram as experiências de EPT desenvolvidas pelos movimentos sociais do campo. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o avanço do conhecimento sobre a relação entre educação popular e formação integral na EPT e estimular o debate sobre o papel da EPT na formação para o mundo do trabalho e para cidadania.