O uso de gêneros textuais pode ser um importante recurso a ser explorado dentro de sala devido as suas possibilidades de aplicação. Sendo assim, este artigo visa a compreensão e análise de como o uso de poemas em língua inglesa podem ajudar na aquisição e compreensão da língua alvo, melhorando a competência e desenvolvimento linguísticos em ambas as línguas (inglês e português), como apontado por Lazar (2015) e Santos (2018). O British Council (2015) destaca que um dos fatores que distanciam e dificultam a aprendizagem do inglês do Brasil é o não reconhecimento da língua como relevante pelos próprios estudantes. Dito isto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) salientam a importância de utilizar a língua estrangeira como ferramenta para expandir a visão de mundo e alargar seus horizontes, tornando-a significativa, libertadora e aproximando-os das mais diversas expressões artísticas. Portanto, a natureza desta pesquisa é quali-quantitativa e se deu através do acompanhamento de uma turma da 3ª série do ensino médio da rede estadual no interior da Paraíba, estudando os poemas e contextos histórico-sociais de autores clássicos da língua inglesa como: Emily Dickinson, T.S Eliot, Langston Hughes, e outros. Objetivando o trabalho das quatro habilidades (leitura, escrita, fala e audição), e o desenvolvimento do senso crítico e literário por parte dos discentes, utilizando os conceitos de Leffa (1988) sobre os métodos do ensino de línguas e Marcuschi (2002) para definir o que é um gênero textual e qual sua função. Os resultados obtidos foram positivos e constataram uma expansão do repertório lexical, evolução das habilidades da língua alvo e desenvolvimento de uma maior afinidade pela literatura, tanto na língua estrangeira quanto na língua materna.