O ensino de literatura para crianças com deficiência visual é um tema importante, que visa garantir o acesso à cultura e desenvolvimento cognitivo desses alunos. A literatura infantil pode ser uma ferramenta valiosa nesse processo, pois permite que as crianças explorem diferentes mundos imaginários, ampliem seu vocabulário e desenvolvam a criatividade e a empatia. Dessa forma, é possível utilizar a literatura infantil para trabalhar habilidades como linguagem, leitura, compreensão, interpretação e expressão, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças com deficiência visual. Para isso, o referido trabalho buscou, como objetivo geral, apresentar possibilidades, caminhos e estratégias no uso das atividades de leitura e interpretação de texto para as crianças com deficiência visual, seja por meio de recursos tecnológicos ou mediação pedagógica diferenciada. A metodologia da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica. O diálogo com alguns estudiosos sobre o tema deficiência visual como: Preto (2009), Torres (2021) e Vieira et al. (2018). Como resultado apontamos que, o uso da literatura para crianças com deficiência visual pode trazer diversos benefícios, ao evidenciar as potencialidades, demonstrar a necessidade de interação na prática da leitura, para, além disso, a literatura pode ajudar a criar um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso com as diferenças, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.