Este artigo é fruto da execução de um projeto pedagógico aplicado na Escola Cidadão Integral Técnica Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas- PB, durante o ano letivo de 2022, com as turmas do 1° ano do Ensino Médio. Um projeto que teve como objetivo, a partir da escrita de cartas autobiográficas e partindo do tema Sonhos, dialogar com o Projeto de Vida dos estudantes e refletir sobre caminhos metodológicos que pudessem incentivar a prática de leitura e escrita no espaço escolar. Teoricamente a proposta se mostrou em diálogo com a discussão feita por Paulo Freire (1993) no que concerne à aprendizagem a partir de Temas Geradores. O processo de construção do conhecimento por meio das experiências e história de vida foi objeto de discussão de Paulo Freire e consiste num caminho para desenvolver no espaço escolar práticas exitosas. O projeto, que se intitulou Narrativas do eu: projeto de vida e as linhas que tecem sonhos, dialogou com as habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e História. Inicialmente foi discutido com os estudantes os sentidos da palavra sonho, pois é importante destacar que todo projeto deve nascer na sala de aula e partir das inquietações do corpo escolar. Sendo assim, observamos que a escrita de cartas autobiográficas consistia num caminho interessante para acessar as memórias de nossos estudantes, e assim, impulsionar o ato de sonhar, e ainda sanar dificuldades referentes à prática de leitura. Sabendo que, a escrita, leitura e problemática sobre o gênero carta foi, na construção dessa proposta, um itinerário importante para que o corpo discente pudesse desenvolver as habilidades analisadas mediante a aplicação das avaliações de larga escala em nossa escola.