Os gêneros de discurso configuram-se, segundo Mikhail Bakhtin, como enunciados que, pela repetição, tornam-se relativamente estáveis, assumindo formas típicas em uma esfera de atividade humana. O filósofo reconhece três elementos fundamentais em um gênero de discurso: tema, forma composicional e estilo. Muita ênfase parece ser conferida, na abordagem desse tópico, em especial em sala de aula, às formas composicionais, enquanto tema e estilo, próprios de um gênero, nem sempre são abordados com a devida relevância. Neste trabalho, apresentaremos uma atividade conduzida em sala de aula com estudantes do 7º ano de uma escola pública do Rio de Janeiro, em que se propôs a elaboração de notícias a partir de fotografias retiradas de jornais e revistas. Ainda que nenhuma fotografia apresentasse cenas de violência, a maioria das notícias redigidas pelos grupos relacionava a imagem proposta a uma situação violenta, explorando-se, em alguns casos, um estilo sensacionalista de relato. Após a apresentação das notícias para o conjunto da turma, discutiu-se com os estudantes a tendência para associarem as imagens a possíveis fatos violentos, o que levou os estudantes a refletirem sobre temas em destaque em noticiários e sobre a expectativa que têm das informações que recebem por meio de notícias e reportagens. O debate promoveu, a partir da análise dos três elementos destacados por Bakhtin, uma tomada de consciência da cristalização de alguns aspectos temáticos e de estilo nessa esfera da atividade humana denominada jornalismo e dos efeitos que produz sobre a sociedade no que diz respeito à percepção da violência urbana.