Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO CHÃO DA ESCOLA: CONSTRUINDO SABERES DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE IPIAÚ-BA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96245
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2095
    "inscrito_id" => 11647
    "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO CHÃO DA ESCOLA: CONSTRUINDO SABERES DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE IPIAÚ-BA"
    "resumo" => "A contação de histórias influencia no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, no conhecimento de regras e valores contidos nas histórias no sentido de ajudá-los a lidar com questões socioemocionais, mostrando como resolver conflitos e como compreender as experiências ao seu redor de forma lúdica. Nessa perspectiva, a presente pesquisa busca apresentar os resultados do desenvolvimento do Projeto Contação de Histórias no Chão da Escola, o qual objetiva fomentar o processo de ensino e aprendizagem a partir da ludicidade e do despertar da criatividade dos estudantes. O Projeto, aplicado desde 2022, surgiu da necessidade de levar a contação de histórias e a sua magia para os estudantes da Educação Infantil. Com o retorno cem por cento presencial, no contexto pós-pandemia, pensou-se em atividades lúdicas e prazerosas as quais transformassem o espaço da sala de aula e que, ao mesmo tempo, favorecessem o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional das crianças. No chão da escola, a contação de histórias apresenta o universo da narrativa às crianças e, por conseguinte, torna-se um poderoso instrumento para promover o gosto e hábito pela leitura, a ampliação das experiências sociais, o desenvolvimento da imaginação, a capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, a ampliação do vocabulário e a potencialização da importância da linguagem oral. Este artigo é desenvolvido a partir de uma breve revisão bibliográfica fundamentada em Lajolo (1993), Faria (2010) e Cavalcante (2001), conjugando-se aos relatos de experiências da aplicação do Projeto Contação de Histórias no Chão da Escola na Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Ipiaú-BA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11647_TB2095_15052023151022.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERLANE SANTOS SENA"
    "autor_nome_curto" => "Lane Sena"
    "autor_email" => "lanesenna41@outlook.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96245
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2095
    "inscrito_id" => 11647
    "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO CHÃO DA ESCOLA: CONSTRUINDO SABERES DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE IPIAÚ-BA"
    "resumo" => "A contação de histórias influencia no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, no conhecimento de regras e valores contidos nas histórias no sentido de ajudá-los a lidar com questões socioemocionais, mostrando como resolver conflitos e como compreender as experiências ao seu redor de forma lúdica. Nessa perspectiva, a presente pesquisa busca apresentar os resultados do desenvolvimento do Projeto Contação de Histórias no Chão da Escola, o qual objetiva fomentar o processo de ensino e aprendizagem a partir da ludicidade e do despertar da criatividade dos estudantes. O Projeto, aplicado desde 2022, surgiu da necessidade de levar a contação de histórias e a sua magia para os estudantes da Educação Infantil. Com o retorno cem por cento presencial, no contexto pós-pandemia, pensou-se em atividades lúdicas e prazerosas as quais transformassem o espaço da sala de aula e que, ao mesmo tempo, favorecessem o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional das crianças. No chão da escola, a contação de histórias apresenta o universo da narrativa às crianças e, por conseguinte, torna-se um poderoso instrumento para promover o gosto e hábito pela leitura, a ampliação das experiências sociais, o desenvolvimento da imaginação, a capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, a ampliação do vocabulário e a potencialização da importância da linguagem oral. Este artigo é desenvolvido a partir de uma breve revisão bibliográfica fundamentada em Lajolo (1993), Faria (2010) e Cavalcante (2001), conjugando-se aos relatos de experiências da aplicação do Projeto Contação de Histórias no Chão da Escola na Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Ipiaú-BA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11647_TB2095_15052023151022.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERLANE SANTOS SENA"
    "autor_nome_curto" => "Lane Sena"
    "autor_email" => "lanesenna41@outlook.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A contação de histórias influencia no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, no conhecimento de regras e valores contidos nas histórias no sentido de ajudá-los a lidar com questões socioemocionais, mostrando como resolver conflitos e como compreender as experiências ao seu redor de forma lúdica. Nessa perspectiva, a presente pesquisa busca apresentar os resultados do desenvolvimento do Projeto Contação de Histórias no Chão da Escola, o qual objetiva fomentar o processo de ensino e aprendizagem a partir da ludicidade e do despertar da criatividade dos estudantes. O Projeto, aplicado desde 2022, surgiu da necessidade de levar a contação de histórias e a sua magia para os estudantes da Educação Infantil. Com o retorno cem por cento presencial, no contexto pós-pandemia, pensou-se em atividades lúdicas e prazerosas as quais transformassem o espaço da sala de aula e que, ao mesmo tempo, favorecessem o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional das crianças. No chão da escola, a contação de histórias apresenta o universo da narrativa às crianças e, por conseguinte, torna-se um poderoso instrumento para promover o gosto e hábito pela leitura, a ampliação das experiências sociais, o desenvolvimento da imaginação, a capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, a ampliação do vocabulário e a potencialização da importância da linguagem oral. Este artigo é desenvolvido a partir de uma breve revisão bibliográfica fundamentada em Lajolo (1993), Faria (2010) e Cavalcante (2001), conjugando-se aos relatos de experiências da aplicação do Projeto Contação de Histórias no Chão da Escola na Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Ipiaú-BA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.