A contação de histórias influencia no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, no conhecimento de regras e valores contidos nas histórias no sentido de ajudá-los a lidar com questões socioemocionais, mostrando como resolver conflitos e como compreender as experiências ao seu redor de forma lúdica. Nessa perspectiva, a presente pesquisa busca apresentar os resultados do desenvolvimento do Projeto Contação de Histórias no Chão da Escola, o qual objetiva fomentar o processo de ensino e aprendizagem a partir da ludicidade e do despertar da criatividade dos estudantes. O Projeto, aplicado desde 2022, surgiu da necessidade de levar a contação de histórias e a sua magia para os estudantes da Educação Infantil. Com o retorno cem por cento presencial, no contexto pós-pandemia, pensou-se em atividades lúdicas e prazerosas as quais transformassem o espaço da sala de aula e que, ao mesmo tempo, favorecessem o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional das crianças. No chão da escola, a contação de histórias apresenta o universo da narrativa às crianças e, por conseguinte, torna-se um poderoso instrumento para promover o gosto e hábito pela leitura, a ampliação das experiências sociais, o desenvolvimento da imaginação, a capacidade de escutar e dar sequência lógica aos fatos, a ampliação do vocabulário e a potencialização da importância da linguagem oral. Este artigo é desenvolvido a partir de uma breve revisão bibliográfica fundamentada em Lajolo (1993), Faria (2010) e Cavalcante (2001), conjugando-se aos relatos de experiências da aplicação do Projeto Contação de Histórias no Chão da Escola na Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Ipiaú-BA.