Prazer, alegria, tristeza, medo, entre várias outras provocações, podem ser desenvolvidas na interação do leitor com as diversas obras literárias. Em tempo, a literatura, como arte, pode contribuir para a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. A contação de histórias, por sua vez, configura-se como uma atividade de resistência e de preservação identitária, pois, mesmo com o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação, é um processo que perdura até os dias atuais e que ocorre em diversos ambientes de socialização, especialmente na família e na escola. Na família, a prática se dá de forma bem tradicional, mas muito produtiva também. Na escola, essa prática tem um significativo papel no processo de ensino e aprendizagem, podendo ser trabalhada de múltiplas formas: fantoches, teatros, musicais, entre outras atividades que culminem na criatividade, no imaginário, no lúdico, no senso estético, no encanto da infância. Sob esta perspectiva, objetivamos, neste estudo, discutir o texto literário a partir da contação de histórias e da formação de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do CCHSA/UFPB como contadores de histórias através de uma ação extensionista. Como caminho metodológico, assumimos a abordagem qualitativa, sob o respaldo da pesquisa-ação como método de análise, seguindo todos os passos que uma atividade de extensão sistematiza para seu desenvolvimento. Como resultado, o projeto de extensão atuou em vários escolas municipais com contação de histórias, produzindo momentos que possibilitaram o aperfeiçoamento dos processos linguísticos das crianças, através do convívio com os textos literários a partir de contações histórias, provocativas, interativas, integradoras, criativas, que estimularam a formação do leitor-fruidor. Ao mesmo tempo, as ações capacitaram estudantes de Pedagogia a se formarem como “contadores de histórias”, narradores que utilizem sua prática em prol da formação de leitores-fruidores, que leiam e sintam prazer pela leitura realizada, abrindo espaço para o sentido estético da arte literária.