Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO COMPONENTE CURRICULAR ELETIVA MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE MATO GROSSO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as ações que foram realizadas em uma Escola de Tempo Integral do Estado de Mato Grosso na disciplina Eletiva Matemática e suas Tecnologias no 2º ano do ensino médio que contempla a parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular com vistas à Educação Financeira na vida dos estudantes. Para compreender a Educação Financeira utilizou-se de documentos e livros didáticos que retratam discussões acerca do consumismo, orçamento familiar, promoção, desconto e outros. As reflexões tecidas, partem de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo. Para coleta de dados utilizou-se do instrumento questionário e a análise de dados ficou a cargo da técnica de análise de conteúdo defendida por Bardin (2011). Os aportes teóricos utilizados neste estudo estão fundamentados em autores como: Baroni (2021), Costa (2020), Skovsmose (2014), Silva (2023), Baumamm (2004). Dessa forma, as reflexões do cotidiano dos estudantes a respeito da Educação Financeira foram de relevância durante os módulos estudados. Uma vez que esse tema ganha força dentro do ambiente escolar, certo que esses estudos proporcionarão as futuras gerações atitudes responsáveis quanto ao orçamento familiar e gestão das finanças. Os resultados apontam que a temática em questão nas escolas é importante no desenvolvimento do pensamento crítico – reflexivo na vida dos estudantes.

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