Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96980
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3095
    "inscrito_id" => 5378
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este estudo aborda uma análise de literatura sobre as metodologias ativas de aprendizagem e a concepção epistemológica da avaliação evidenciada na metodologia ativa de aprendizagem de Sala de Aula Invertida, uma proposta inovadora de educação em destaque no atual contexto ainda pandêmico. O objetivo da pesquisa bibliográfica foi analisar o potencial pedagógico das metodologias ativas de aprendizagem e identificar os tipos e a concepção epistemológica de avaliação utilizados na prática da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Assim, realizou-se a busca de referências bibliográficas no Banco de Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros, no Google Livros e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Os artigos, livros e tese selecionados trouxeram reflexões e proposições sobre as metodologias ativas e concepções de avaliação. Para tanto, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), a qual se caracteriza como uma metodologia de cunho qualitativo que visa compreender fenômenos e discursos. O estudo reforçou a importância do uso das metodologias ativas inovadoras e adoção de prática pedagógica de avaliação processual e flexível. No entanto, para sua melhor efetivação no contexto escolar, é necessário contornar obstáculos como a mudança de postura dos professores e demais profissionais da educação, no sentido de transformar e se transformar por meio do processo de formação continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5378_TB3095_11112023135120.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA GONÇALVES PIRES"
    "autor_nome_curto" => "VERA PIRES"
    "autor_email" => "veragoncalvespires@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96980
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3095
    "inscrito_id" => 5378
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este estudo aborda uma análise de literatura sobre as metodologias ativas de aprendizagem e a concepção epistemológica da avaliação evidenciada na metodologia ativa de aprendizagem de Sala de Aula Invertida, uma proposta inovadora de educação em destaque no atual contexto ainda pandêmico. O objetivo da pesquisa bibliográfica foi analisar o potencial pedagógico das metodologias ativas de aprendizagem e identificar os tipos e a concepção epistemológica de avaliação utilizados na prática da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Assim, realizou-se a busca de referências bibliográficas no Banco de Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros, no Google Livros e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Os artigos, livros e tese selecionados trouxeram reflexões e proposições sobre as metodologias ativas e concepções de avaliação. Para tanto, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), a qual se caracteriza como uma metodologia de cunho qualitativo que visa compreender fenômenos e discursos. O estudo reforçou a importância do uso das metodologias ativas inovadoras e adoção de prática pedagógica de avaliação processual e flexível. No entanto, para sua melhor efetivação no contexto escolar, é necessário contornar obstáculos como a mudança de postura dos professores e demais profissionais da educação, no sentido de transformar e se transformar por meio do processo de formação continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5378_TB3095_11112023135120.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA GONÇALVES PIRES"
    "autor_nome_curto" => "VERA PIRES"
    "autor_email" => "veragoncalvespires@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo aborda uma análise de literatura sobre as metodologias ativas de aprendizagem e a concepção epistemológica da avaliação evidenciada na metodologia ativa de aprendizagem de Sala de Aula Invertida, uma proposta inovadora de educação em destaque no atual contexto ainda pandêmico. O objetivo da pesquisa bibliográfica foi analisar o potencial pedagógico das metodologias ativas de aprendizagem e identificar os tipos e a concepção epistemológica de avaliação utilizados na prática da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Assim, realizou-se a busca de referências bibliográficas no Banco de Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros, no Google Livros e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Os artigos, livros e tese selecionados trouxeram reflexões e proposições sobre as metodologias ativas e concepções de avaliação. Para tanto, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), a qual se caracteriza como uma metodologia de cunho qualitativo que visa compreender fenômenos e discursos. O estudo reforçou a importância do uso das metodologias ativas inovadoras e adoção de prática pedagógica de avaliação processual e flexível. No entanto, para sua melhor efetivação no contexto escolar, é necessário contornar obstáculos como a mudança de postura dos professores e demais profissionais da educação, no sentido de transformar e se transformar por meio do processo de formação continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.