Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: UM DEBATE HISTÓRICO-POLÍTICO E TEÓRICO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Entendemos que a discussão sobre a formação de professores é de grande relevância no cenário atual, seja ela inicial ou continuada, independentemente das áreas de atuação. Em se tratando da Formação de Professores do Campo, eixo medular deste trabalho, abordaremos aspectos que discutem e analisam a trajetória dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e a Educação do Campo, bem como apresentaremos ainda aspectos sobre a atuação desses docentes. Destacamos que este trabalho, de natureza teórica, faz parte do recorte de uma pesquisa maior, já finalizada pelos autores. Para referenciá-la, utilizamos de autores como: Arroyo (2007), Batesttin (2019), Brum (2016), Medeiros (2019), Santos e Vinha (2018), e outros. Como conclusão, destacamos que a formação de professores, em âmbito geral, ainda tem muito a melhorar. As últimas resoluções, a exemplo da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 dezembro de 2019 não agrega à formação inicial docente. Em se tratando da Formação de Professores do Campo, vemos que há ausência de profissionais capacitados a estarem nos espaços campesinos, bem como há pouco reconhecimento social acerca do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que é responsável por formar profissionais que promovam uma sólida educação do campo e para o campo. Pensamos que o sujeito formado por este curso deve ter convicção do espaço em que estará situado, bem como possuir saberes e consciência crítica/reflexiva individual e coletiva para promover um ensino contextualizado à realidade campesina.

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