FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O FILME MATRIX
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96418 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2327 "inscrito_id" => 5667 "titulo" => "FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O FILME MATRIX" "resumo" => "A Ficção Científica é caracterizada por utilizar a ciência como base para suas narrativas e ir além dos conceitos científicos, ao extrapolar o palpável e entrar para o campo especulativo. Essa característica faz com que o gênero se torne uma ferramenta interessante no ensino de Física, pois conecta a arte, que pode ser um elemento motivador, ao componente curricular. Entretanto, sua utilização em sala de aula exige do professor a busca por materiais didáticos de apoio ou até mesmo a produção desse material. Nessa perspectiva, o presente trabalho, que faz parte de uma das atividades desenvolvidas pelo projeto “Ficção Científica como ferramenta para a formação de professores de Física”, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na aplicação de uma aula que utilizou o filme Matrix para abordar conceitos físicos e discutir questões relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). Essa aula fez parte de um curso de formação para licenciandos em Física do IFPE/Campus Pesqueira que foi ministrado de forma remota, no primeiro semestre de 2022, e de forma presencial, no segundo semestre do mesmo ano. Para isso, a equipe do projeto desenvolveu três planos de aula, utilizando o filme Matrix para debater sobre diferentes temas no ensino de Física, que foram compartilhados com os participantes do curso para que pudessem utilizá-los em suas futuras aulas. Apresentamos, como resultado, a aplicação de um desses planos, realizada por um cursista do projeto de extensão, em uma turma do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Pesqueira. A intervenção didática demonstrou que a utilização da ficção científica nas aulas de Física, além de ser um recurso motivacional, fomenta o debate acerca de temas pertinentes que contribuem para a formação do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5667_TB2327_10122023183914.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "eualicerodriguess@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96418 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2327 "inscrito_id" => 5667 "titulo" => "FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O FILME MATRIX" "resumo" => "A Ficção Científica é caracterizada por utilizar a ciência como base para suas narrativas e ir além dos conceitos científicos, ao extrapolar o palpável e entrar para o campo especulativo. Essa característica faz com que o gênero se torne uma ferramenta interessante no ensino de Física, pois conecta a arte, que pode ser um elemento motivador, ao componente curricular. Entretanto, sua utilização em sala de aula exige do professor a busca por materiais didáticos de apoio ou até mesmo a produção desse material. Nessa perspectiva, o presente trabalho, que faz parte de uma das atividades desenvolvidas pelo projeto “Ficção Científica como ferramenta para a formação de professores de Física”, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na aplicação de uma aula que utilizou o filme Matrix para abordar conceitos físicos e discutir questões relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). Essa aula fez parte de um curso de formação para licenciandos em Física do IFPE/Campus Pesqueira que foi ministrado de forma remota, no primeiro semestre de 2022, e de forma presencial, no segundo semestre do mesmo ano. Para isso, a equipe do projeto desenvolveu três planos de aula, utilizando o filme Matrix para debater sobre diferentes temas no ensino de Física, que foram compartilhados com os participantes do curso para que pudessem utilizá-los em suas futuras aulas. Apresentamos, como resultado, a aplicação de um desses planos, realizada por um cursista do projeto de extensão, em uma turma do ensino fundamental de uma escola da rede privada do município de Pesqueira. A intervenção didática demonstrou que a utilização da ficção científica nas aulas de Física, além de ser um recurso motivacional, fomenta o debate acerca de temas pertinentes que contribuem para a formação do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5667_TB2327_10122023183914.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "eualicerodriguess@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }