Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE DESVIOS ORTOGRÁFICOS DE ALUNOS-APRENDIZES: UMA REFLEXÃO SOBRE MOTIVAÇÕES LINGUÍSTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Sabe-se que o processo de aquisição de leitura e escrita pode ser bastante desafiador para crianças e adolescentes, visto que, além da precarização do ensino do país, o método de alfabetização utilizado é, muitas vezes, pautado na memorização, nos ditados, e nas “famílias silábicas” – ensino “da parte para o todo” – fato que leva o aluno a um aprendizado descontextualizado de sua realidade, tornando o processo mais difícil e os desvios ortográficos mais suscetíveis. Objetivando contribuir com tal reflexão, esse trabalho tem a finalidade de investigar “como” e “por quê” se dão as inadequações ortográficas de alunos em processo de aprendizagem da norma culta da língua portuguesa, para, então, propor metodologias ativas de compreensão linguística baseadas no corpus analisado . A constituição dos dessa pesquisa assume caráter interpretativista, com abordagem qualitativa e vertente etnográfica, ancorada na Linguística Aplicada e na perspectiva do letramento sociocultural-interacional, a partir dos estudos de autores como Cagliari (2004), Bortoni-Ricardo (2005), Bakhtin (2010), Lemle (2009), Seara; Nunes; Lazzarotto Volcão (2015) e Cristófaro (2002). Nesse contexto, foram coletados para análise minuciosa fragmentos textuais pertencentes a alunos dos Anos Finais de uma escola particular de Natal, Rio Grande do Norte. Da análise dos dados, suscita-se o entendimento de que a escrita da Língua Portuguesa é pensada logicamente pelos alunos-aprendizes, os quais ativam seus conhecimentos linguísticos no momento da grafia, destacando a importância do ensino contextualizado, que foge à simples memorização de conteúdos, em um panorama de letramento.

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