Este trabalho tem por objetivo investigar como se constitui o processo de produção nas redações dos alunos. O breve trabalho trata-se de um projeto desenvolvido em sala de aula, utilizando a multissemiose como um processo de ensino, utilizando recursos sonoros, visuais e escritos para repertórios culturais do gênero. O trabalho caminha junto com as lacunas dos alunos, a redação feita em sala de aula, foi a atividade diagnóstica dos alunos. Sendo assim, uma parcela dos alunos demonstrou dificuldades em como iniciar um texto dissertativo argumentativo e como prováveis temas poderiam ser inseridos em tais repertórios. Com isso, decidimos abranger a mente usando múltiplos sentidos presentes no contexto social como fonte de ensino. A primeira parte foi o método de socialização, abrindo um círculo de conversa sobre temas que poderiam se encaixar nas músicas ao serem impostas. Já a segunda parte, se diz respeito em como os alunos poderiam desenvolver tal estrutura. Foram escolhidos alguns textos dentro dos mais desenvolvidos pelos alunos para a ilustração dos principais aspectos que se destacaram em nossa análise. Dessa maneira, a fim de responder às nossas questões de pesquisa e norteadas pelos principais eixos da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica e documental, observaremos, nas redações que tiraram nota máxima, como o uso da multissemiose contribuiu de forma significativa para a tessitura textual do gênero analisado e para o uso de repertórios adequados. Para o amadurecimento das reflexões que nos propomos desenvolver, utilizaremos como arcabouço teórico os estudos de Koch (1997, 1999, 2018), Bentes (2001) e Fávero e Koch (2012) acerca da Linguística textual.