Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RISCOS NA PAISAGEM DA CIDADE DE ABAETETUBA,PARÁ

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As cidades amazônicas apresentam diferentes dinâmicas territoriais relacionadas as formas de uso e ocupação do solo que interferem diretamente em sus paisagens, pois ambientes que deveriam estar protegidos são ocupados de forma irregular gerando vulnerabilidade e riscos (naturais e tecnológicos).A paisagem como categoria geográfica é fundamental para a compreensão dos fenômenos associados à gestão de risco que prescinde de uma abordagem geográfica de múltiplas dimensões. Abaetetuba, cidade localizada no Nordeste paraense apresenta um crescimento urbano espontâneo e desordenado sobre a planície de inundação do rio Maratauíra, sendo descaracterizada ao longo dos anos, gerando um solo tecnogênico e colapsível reesposáveis pela formação de paisagem de risco na orla da cidade. Estas, também, envolvem a presença de ameaças e desastres tecnológicos à partir da presença de postos de combustíveis. Desse modo, este resumo tem como objetivo analisar a dinâmica espacial urbana da cidade de Abaetetuba e suas implicações ambientais partindo de suas áreas de risco. Para este estudo foram realizadas aulas teóricas sobre a temática proposta; oficina sobre o uso do aplicativo Avenza Maps; curso de QGIS e trabalho de campo integrado. Este aconteceu com alunos do curso Técnico de Meio Ambiente e Vigilância em Saúde da EETEPA-Francisco da Silva Nunes (Integrado) e do curso integrado de meio ambiente do IFPA- Ananindeua, juntamente com professores de geografia das duas instituições. O estudo realizado possibilitou o mapeamento e caracterização das áreas de risco dos bairros estabelecidos sobre a planície tecnogênica, tendo como resultado a elaboração de produtos cartográficos identificação das paisagens de risco, elaboração de um portifólio com a caracterização da área de estudo e recomendações atinentes a gestão de risco na orla da cidade, e por fim, a produção de um documentário com o corpo docente e discente sobre problemática socioambiental observada in loco.

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