Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATUAR PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PARCERIA ENTRE ESCOLA E ONG

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98714
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5360
    "inscrito_id" => 353
    "titulo" => "O ATUAR PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PARCERIA ENTRE ESCOLA E ONG"
    "resumo" => "O trabalho relata ações educativas de intervenção, sobre Educação Ambiental (EA), em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio e no espaço de uma Organização Não Governamental (ONG), através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que, o ensino da EA edifica o atuar prático da cidadania dos estudantes e da comunidade escolar, intencionando-os a responsabilidade socioambiental individual e coletiva, no meio em que estão inseridos. Dessa forma, os sujeitos sensibilizados, tornam-se agentes multiplicadores dos saberes sustentáveis para outras pessoas, consequentemente, a predisposição das mudanças atitudinais e comportamentais começam a surgir. As atividades interventivas ocorreram durante os meses de maio e junho do ano vigente, com ações internas e externas ao núcleo escolar. O circuito pedagógico interno contou com debates, análises de casos, produção de cartilhas e oficinas pedagógicas, direcionas a construção de uma brinquedoteca e a produtividade de artesanatos com materiais reciclados. No que concerne ao circuito externo, realizou-se em uma ONG, pertencente a comunidade, no 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um encontro recreativo com crianças, adolescentes e adultos que frequentam o espaço. Na ocasião, os estudantes das turmas de 2º ano palestraram sobre a finalidade do Dia, trazendo conhecimentos e dicas acerca da importância da coleta seletiva e dos 5R’s da sustentabilidade, além de distribuírem os brinquedos e os artesanatos produzidos, tornando o clima, ainda mais, prazeroso e lúdico. A análise geral dos resultados denota mudanças comportamentais positivistas, entusiasmadas para novos hábitos de vida com consciência crítica ambiental. Mobilizações como estas, enseja a criação de uma sociedade mais sustentável. Espera-se a continuidade dessa sinergia comportamental que concretiza a educação como instrumento de transformação social. A preservação dos recursos naturais, faz-se necessária, no intuito de não comprometer o presente e o futuro das gerações no planeta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID353_TB5360_09122023195403.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "duddu-u@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98714
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5360
    "inscrito_id" => 353
    "titulo" => "O ATUAR PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PARCERIA ENTRE ESCOLA E ONG"
    "resumo" => "O trabalho relata ações educativas de intervenção, sobre Educação Ambiental (EA), em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio e no espaço de uma Organização Não Governamental (ONG), através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que, o ensino da EA edifica o atuar prático da cidadania dos estudantes e da comunidade escolar, intencionando-os a responsabilidade socioambiental individual e coletiva, no meio em que estão inseridos. Dessa forma, os sujeitos sensibilizados, tornam-se agentes multiplicadores dos saberes sustentáveis para outras pessoas, consequentemente, a predisposição das mudanças atitudinais e comportamentais começam a surgir. As atividades interventivas ocorreram durante os meses de maio e junho do ano vigente, com ações internas e externas ao núcleo escolar. O circuito pedagógico interno contou com debates, análises de casos, produção de cartilhas e oficinas pedagógicas, direcionas a construção de uma brinquedoteca e a produtividade de artesanatos com materiais reciclados. No que concerne ao circuito externo, realizou-se em uma ONG, pertencente a comunidade, no 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um encontro recreativo com crianças, adolescentes e adultos que frequentam o espaço. Na ocasião, os estudantes das turmas de 2º ano palestraram sobre a finalidade do Dia, trazendo conhecimentos e dicas acerca da importância da coleta seletiva e dos 5R’s da sustentabilidade, além de distribuírem os brinquedos e os artesanatos produzidos, tornando o clima, ainda mais, prazeroso e lúdico. A análise geral dos resultados denota mudanças comportamentais positivistas, entusiasmadas para novos hábitos de vida com consciência crítica ambiental. Mobilizações como estas, enseja a criação de uma sociedade mais sustentável. Espera-se a continuidade dessa sinergia comportamental que concretiza a educação como instrumento de transformação social. A preservação dos recursos naturais, faz-se necessária, no intuito de não comprometer o presente e o futuro das gerações no planeta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID353_TB5360_09122023195403.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "duddu-u@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho relata ações educativas de intervenção, sobre Educação Ambiental (EA), em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio e no espaço de uma Organização Não Governamental (ONG), através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que, o ensino da EA edifica o atuar prático da cidadania dos estudantes e da comunidade escolar, intencionando-os a responsabilidade socioambiental individual e coletiva, no meio em que estão inseridos. Dessa forma, os sujeitos sensibilizados, tornam-se agentes multiplicadores dos saberes sustentáveis para outras pessoas, consequentemente, a predisposição das mudanças atitudinais e comportamentais começam a surgir. As atividades interventivas ocorreram durante os meses de maio e junho do ano vigente, com ações internas e externas ao núcleo escolar. O circuito pedagógico interno contou com debates, análises de casos, produção de cartilhas e oficinas pedagógicas, direcionas a construção de uma brinquedoteca e a produtividade de artesanatos com materiais reciclados. No que concerne ao circuito externo, realizou-se em uma ONG, pertencente a comunidade, no 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um encontro recreativo com crianças, adolescentes e adultos que frequentam o espaço. Na ocasião, os estudantes das turmas de 2º ano palestraram sobre a finalidade do Dia, trazendo conhecimentos e dicas acerca da importância da coleta seletiva e dos 5R’s da sustentabilidade, além de distribuírem os brinquedos e os artesanatos produzidos, tornando o clima, ainda mais, prazeroso e lúdico. A análise geral dos resultados denota mudanças comportamentais positivistas, entusiasmadas para novos hábitos de vida com consciência crítica ambiental. Mobilizações como estas, enseja a criação de uma sociedade mais sustentável. Espera-se a continuidade dessa sinergia comportamental que concretiza a educação como instrumento de transformação social. A preservação dos recursos naturais, faz-se necessária, no intuito de não comprometer o presente e o futuro das gerações no planeta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.