Este projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo de um dispositivo autônomo capaz de detectar falhas em cabos elétricos. Atualmente, a detecção de falhas nesses cabos é feita manualmente, demandando muito tempo e esforço. Com a criação desse dispositivo automatizado, pretende-se melhorar a eficiência e a segurança nesse processo. Além disso, a incorporação de projetos práticos e baseados em tecnologia no currículo escolar pode promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora para os estudantes. A metodologia adotada envolveu testes em diferentes etapas, desde a escolha do sensor de tensão não invasivo até a programação do Arduino e os testes de equilíbrio do dispositivo. Os resultados obtidos mostraram a viabilidade do protótipo e a interdisciplinaridade do projeto, envolvendo áreas como eletrônica, programação, automação e eletrotécnica. Conclui-se que esse projeto não apenas aborda uma lacuna tecnológica, mas também oferece oportunidades de aprendizado prático, formação profissional e conscientização ambiental. A integração de disciplinas e a conexão entre conhecimento teórico e aplicações práticas despertam o interesse dos estudantes e os preparam para carreiras promissoras em áreas relacionadas à engenharia elétrica, estimulando sua criatividade, inovação e consciência ambiental.