FÁCILNUTRI: UMA ALTERNATIVA PARA PACIENTES ANALFABETOS ACOMPANHAREM DIETAS NUTRICIONAIS DE FORMA MAIS AUTÔNOMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97896 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4330 "inscrito_id" => 18331 "titulo" => "FÁCILNUTRI: UMA ALTERNATIVA PARA PACIENTES ANALFABETOS ACOMPANHAREM DIETAS NUTRICIONAIS DE FORMA MAIS AUTÔNOMA" "resumo" => "O domínio da leitura e da escrita é um fator bastante significativo para uma melhor qualidade de vida. Porém, ainda existe um número grande de pessoas no Brasil que não sabem ler e escrever, ou que reconhecem minimamente as letras e números, mas não conseguem interpretar textos simples ou realizar operações matemáticas, os chamados analfabetos funcionais. Essa inabilidade na escrita e na leitura pode acarretar algumas limitações na realização de tarefas. Uma dessas restrições é a dificuldade de alguns pacientes em acompanhar dietas indicadas pelos nutricionistas, que são compostas de muitos textos e porções numéricas. O objetivo deste trabalho envolve criar um aplicativo no qual seja possível para um nutricionista montar, de forma interativa, a dieta de um paciente, que não sabe ler e escrever, através do uso de imagens, símbolos, ícones, sons e vídeos. A problemática desta pesquisa é fruto da escuta de um relato de uma nutricionista da cidade de Malta – PB, que apontou dificuldades em montar a dieta de um paciente idoso que não sabia ler e que não dispunha de alguém em casa que o ajudasse. Buscar alternativas para a solução desse problema, através do aplicativo, é promover a inclusão digital e contribuir com o bem-estar da população, levando em conta suas limitações e especificidades. A metodologia contou com busca de referencial teórico, entrevistas com nutricionistas e prototipar o aplicativo visando sua estética e abas de funcionalidades. O trabalho foi desenvolvido na Escola Sesi na cidade de Patos, com alunos do Ensino Fundamental II sob orientação dos professores responsáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18331_TB4330_03102023070850.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS MEDEIROS GUALBERTO" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateusprofmath@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97896 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4330 "inscrito_id" => 18331 "titulo" => "FÁCILNUTRI: UMA ALTERNATIVA PARA PACIENTES ANALFABETOS ACOMPANHAREM DIETAS NUTRICIONAIS DE FORMA MAIS AUTÔNOMA" "resumo" => "O domínio da leitura e da escrita é um fator bastante significativo para uma melhor qualidade de vida. Porém, ainda existe um número grande de pessoas no Brasil que não sabem ler e escrever, ou que reconhecem minimamente as letras e números, mas não conseguem interpretar textos simples ou realizar operações matemáticas, os chamados analfabetos funcionais. Essa inabilidade na escrita e na leitura pode acarretar algumas limitações na realização de tarefas. Uma dessas restrições é a dificuldade de alguns pacientes em acompanhar dietas indicadas pelos nutricionistas, que são compostas de muitos textos e porções numéricas. O objetivo deste trabalho envolve criar um aplicativo no qual seja possível para um nutricionista montar, de forma interativa, a dieta de um paciente, que não sabe ler e escrever, através do uso de imagens, símbolos, ícones, sons e vídeos. A problemática desta pesquisa é fruto da escuta de um relato de uma nutricionista da cidade de Malta – PB, que apontou dificuldades em montar a dieta de um paciente idoso que não sabia ler e que não dispunha de alguém em casa que o ajudasse. Buscar alternativas para a solução desse problema, através do aplicativo, é promover a inclusão digital e contribuir com o bem-estar da população, levando em conta suas limitações e especificidades. A metodologia contou com busca de referencial teórico, entrevistas com nutricionistas e prototipar o aplicativo visando sua estética e abas de funcionalidades. O trabalho foi desenvolvido na Escola Sesi na cidade de Patos, com alunos do Ensino Fundamental II sob orientação dos professores responsáveis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18331_TB4330_03102023070850.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS MEDEIROS GUALBERTO" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "mateusprofmath@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }