Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO NONO ANO: PROPOSTA DE ATIVIDADES DIALÓGICAS E PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE LEITURA COM A OBRA TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96346
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2222
    "inscrito_id" => 6431
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO NONO ANO: PROPOSTA DE ATIVIDADES DIALÓGICAS E PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE LEITURA COM A OBRA TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO"
    "resumo" => "O trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Outra questão relevante é a ausência de literatura de origem africana nas salas de aula brasileiras, que priorizam a produção escrita eurocêntrica em discordância com a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do Ensino Fundamental, baseada nos estudos de letramento literário e ficcional de Cosson (2014) e Zappone (2021). O ponto de partida para a dissertação é a leitura da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivenciado pela comunidade escolar. O processo de conclusão culmina com a confecção dos “Diários de leitura 9A”, escritos pelos discentes a partir do próprio conhecimento de mundo e da inserção deles na leitura e no contexto moçambicano da guerra civil. O projeto foi finalizado com a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos estudantes e a distribuição do pdf da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramento literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6431_TB2222_05102023211040.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA FEITOSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatafeitosa@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96346
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2222
    "inscrito_id" => 6431
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO NONO ANO: PROPOSTA DE ATIVIDADES DIALÓGICAS E PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE LEITURA COM A OBRA TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO"
    "resumo" => "O trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Outra questão relevante é a ausência de literatura de origem africana nas salas de aula brasileiras, que priorizam a produção escrita eurocêntrica em discordância com a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do Ensino Fundamental, baseada nos estudos de letramento literário e ficcional de Cosson (2014) e Zappone (2021). O ponto de partida para a dissertação é a leitura da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivenciado pela comunidade escolar. O processo de conclusão culmina com a confecção dos “Diários de leitura 9A”, escritos pelos discentes a partir do próprio conhecimento de mundo e da inserção deles na leitura e no contexto moçambicano da guerra civil. O projeto foi finalizado com a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos estudantes e a distribuição do pdf da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramento literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6431_TB2222_05102023211040.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA FEITOSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatafeitosa@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Outra questão relevante é a ausência de literatura de origem africana nas salas de aula brasileiras, que priorizam a produção escrita eurocêntrica em discordância com a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do Ensino Fundamental, baseada nos estudos de letramento literário e ficcional de Cosson (2014) e Zappone (2021). O ponto de partida para a dissertação é a leitura da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivenciado pela comunidade escolar. O processo de conclusão culmina com a confecção dos “Diários de leitura 9A”, escritos pelos discentes a partir do próprio conhecimento de mundo e da inserção deles na leitura e no contexto moçambicano da guerra civil. O projeto foi finalizado com a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos estudantes e a distribuição do pdf da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramento literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.