Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VIVÊNCIA ESCOLAR NA PANDEMIA: A (RE) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99060
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5817
    "inscrito_id" => 14870
    "titulo" => "A VIVÊNCIA ESCOLAR NA PANDEMIA: A (RE) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "Este trabalho analisa dados da pesquisa “A dimensão subjetiva da vivência escolar na pandemia”, toma como referência a seguinte questão: como o ensino remoto adotado no período da pandemia impactou a organização do trabalho pedagógico de professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Entende-se a organização do trabalho pedagógico como ações que envolvem desde o planejamento às interações desenvolvidas nas aulas, bem como seus resultados mediante as avaliações realizadas. Dessa forma, objetiva-se compreender os impactos do ensino remoto na organização do trabalho pedagógico, analisando as estratégias utilizadas pelos professores para a (re) adequação do ensino e suas implicações para a aprendizagem dos alunos, nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Como procedimentos e instrumentos se utilizou de um questionário contendo questões abertas e fechadas elaboradas através do google forms, enviadas aos colaboradores através de e-mail e WhatsApp. Para esse texto foram analisadas questões referentes as estratégias utilizadas pelos professores e os impactos para os alunos. Os dados analisados apontam que os professores criaram várias estratégias para que os vínculos com a escola fossem mantidos, dentre elas estão reinvenção das práticas, busca de parceria com as famílias, gravação de aulas e vídeos. Quanto aos impactos negativos eles apontam a falta ou dificuldades de contato com os alunos, o planejamento individualizado, o distanciamento com o ambiente da escola, além da evasão escolar. Conclui-se que a pandemia e o ensino remoto alteraram as rotinas escolas e da sala de aula, gerando impactos sobre o trabalho pedagógico desde as decisões do que ensinar e como ensinar, aos usos dos recursos digitais e a forma de acesso para os alunos e professores , que nem sempre eram favoráveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14870_TB5817_04102023103718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "deboramaria@uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99060
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5817
    "inscrito_id" => 14870
    "titulo" => "A VIVÊNCIA ESCOLAR NA PANDEMIA: A (RE) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "Este trabalho analisa dados da pesquisa “A dimensão subjetiva da vivência escolar na pandemia”, toma como referência a seguinte questão: como o ensino remoto adotado no período da pandemia impactou a organização do trabalho pedagógico de professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Entende-se a organização do trabalho pedagógico como ações que envolvem desde o planejamento às interações desenvolvidas nas aulas, bem como seus resultados mediante as avaliações realizadas. Dessa forma, objetiva-se compreender os impactos do ensino remoto na organização do trabalho pedagógico, analisando as estratégias utilizadas pelos professores para a (re) adequação do ensino e suas implicações para a aprendizagem dos alunos, nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Como procedimentos e instrumentos se utilizou de um questionário contendo questões abertas e fechadas elaboradas através do google forms, enviadas aos colaboradores através de e-mail e WhatsApp. Para esse texto foram analisadas questões referentes as estratégias utilizadas pelos professores e os impactos para os alunos. Os dados analisados apontam que os professores criaram várias estratégias para que os vínculos com a escola fossem mantidos, dentre elas estão reinvenção das práticas, busca de parceria com as famílias, gravação de aulas e vídeos. Quanto aos impactos negativos eles apontam a falta ou dificuldades de contato com os alunos, o planejamento individualizado, o distanciamento com o ambiente da escola, além da evasão escolar. Conclui-se que a pandemia e o ensino remoto alteraram as rotinas escolas e da sala de aula, gerando impactos sobre o trabalho pedagógico desde as decisões do que ensinar e como ensinar, aos usos dos recursos digitais e a forma de acesso para os alunos e professores , que nem sempre eram favoráveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14870_TB5817_04102023103718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "deboramaria@uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho analisa dados da pesquisa “A dimensão subjetiva da vivência escolar na pandemia”, toma como referência a seguinte questão: como o ensino remoto adotado no período da pandemia impactou a organização do trabalho pedagógico de professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Entende-se a organização do trabalho pedagógico como ações que envolvem desde o planejamento às interações desenvolvidas nas aulas, bem como seus resultados mediante as avaliações realizadas. Dessa forma, objetiva-se compreender os impactos do ensino remoto na organização do trabalho pedagógico, analisando as estratégias utilizadas pelos professores para a (re) adequação do ensino e suas implicações para a aprendizagem dos alunos, nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Como procedimentos e instrumentos se utilizou de um questionário contendo questões abertas e fechadas elaboradas através do google forms, enviadas aos colaboradores através de e-mail e WhatsApp. Para esse texto foram analisadas questões referentes as estratégias utilizadas pelos professores e os impactos para os alunos. Os dados analisados apontam que os professores criaram várias estratégias para que os vínculos com a escola fossem mantidos, dentre elas estão reinvenção das práticas, busca de parceria com as famílias, gravação de aulas e vídeos. Quanto aos impactos negativos eles apontam a falta ou dificuldades de contato com os alunos, o planejamento individualizado, o distanciamento com o ambiente da escola, além da evasão escolar. Conclui-se que a pandemia e o ensino remoto alteraram as rotinas escolas e da sala de aula, gerando impactos sobre o trabalho pedagógico desde as decisões do que ensinar e como ensinar, aos usos dos recursos digitais e a forma de acesso para os alunos e professores , que nem sempre eram favoráveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.