O acesso à educação é um direito previsto no Art. 205 da Constituição Federal de 1988, contudo é necessário se debruçar sobre as estruturas que promovem esse acesso e sobretudo garantem a qualidade de ensino. Dentro do aspecto educacional escolar, todo percurso formativo do aluno visa o alcance da relação ensino-aprendizagem, ou seja, não basta apenas garantir o ensino, é preciso buscar métodos e formas na prática educativa, que garantam a aprendizagem como resultado de um ensino de qualidade. O presente trabalho tem como objetivo, propor discussões acerca da qualidade de ensino e do alcance do aprendizado do aluno enquanto sujeitos, levando em conta fatores importantes como: a estrutura pedagógica da escola e a relação professor-aluno, dois pilares que sustentam a eficácia da produção de conhecimento e identificar a posição e espaço que cada um ocupa nesse processo de formação que é sem dúvida dialogal. Este estudo consiste numa revisão simples da literatura reunindo trabalhos científicos extraídos das bases de dados da SCIELO, que tratam do papel da escola e do professor na relação ensino aprendizagem. A partir do estudo realizado foi possível compreender que a prática de ensino e o alcance da aprendizagem não se trata da relação de um sujeito detentor de conhecimento e de um objeto receptor, mas de um sujeito para com outro sujeito, nesse aspecto o professor é “sujeito das habilidades de ensino” e o aluno é “sujeito de capacidades de aprendizagem”.