Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A SUA FUNÇÃO DE FORMADOR : HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RIO LARGO-AL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97891
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4322
    "inscrito_id" => 17022
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A SUA FUNÇÃO DE FORMADOR : HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RIO LARGO-AL"
    "resumo" => "O presente artigo aborda a importância do coordenador pedagógico na atuação enquanto formador na Educação Infantil em Rio Largo-AL, mais especificamente no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). O objetivo deste estudo é analisar como foi construído o HTPC em formato online, os entraves e/ou possibilidades de sua realização, a qual ocorreu em maio de 2023. Inicialmente, a Secretaria de Educação por meio da diretoria de ensino da etapa da Educação Infantil, analisou os Planos de Trabalho do Coordenador, como também as temáticas e cronogramas do Plano de HTPC e realizou orientações para o momento formativo online. Cada escola teve sua sala virtual disponibilizada via link do Google Meet. Durante o HTPC, os coordenadores discutiram temas relevantes para a Educação Infantil, levando em consideração as especificidades e necessidades pedagógicas em seus respectivos espaços escolares. Vale ressaltar que todo o processo desde o planejamento até a execução foi acompanhado pela equipe técnica de ensino da Educação Infantil. As discussões realizadas neste estudo teve como embasamento teórico Nóvoa (1992), Pimenta (1999), Vasconcelos (2009) e outros, que subsidiaram as reflexões e orientações compartilhadas. Através do HTPC online, foi possível promover a participação ativa dos docentes, superando as barreiras físicas e tecnológicas. A troca de experiências entre as técnicas da Educação Infantil, os coordenadores e docentes enriqueceu o processo formativo, estimulando o trabalho coletivo. Os resultados foram extremamente positivos visto que os coordenadores pedagógicos relataram impactos significativos em suas práticas formativas. A atuação como formadores fortaleceu o trabalho em equipe, estimulou a troca de ideias e experiências entre os profissionais e tem contribuído para a melhoria da qualidade da Educação Infantil em Rio Largo -AL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17022_TB4322_19112023185404.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA FERREIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILLA"
    "autor_email" => "priscillacastro901@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97891
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4322
    "inscrito_id" => 17022
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A SUA FUNÇÃO DE FORMADOR : HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RIO LARGO-AL"
    "resumo" => "O presente artigo aborda a importância do coordenador pedagógico na atuação enquanto formador na Educação Infantil em Rio Largo-AL, mais especificamente no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). O objetivo deste estudo é analisar como foi construído o HTPC em formato online, os entraves e/ou possibilidades de sua realização, a qual ocorreu em maio de 2023. Inicialmente, a Secretaria de Educação por meio da diretoria de ensino da etapa da Educação Infantil, analisou os Planos de Trabalho do Coordenador, como também as temáticas e cronogramas do Plano de HTPC e realizou orientações para o momento formativo online. Cada escola teve sua sala virtual disponibilizada via link do Google Meet. Durante o HTPC, os coordenadores discutiram temas relevantes para a Educação Infantil, levando em consideração as especificidades e necessidades pedagógicas em seus respectivos espaços escolares. Vale ressaltar que todo o processo desde o planejamento até a execução foi acompanhado pela equipe técnica de ensino da Educação Infantil. As discussões realizadas neste estudo teve como embasamento teórico Nóvoa (1992), Pimenta (1999), Vasconcelos (2009) e outros, que subsidiaram as reflexões e orientações compartilhadas. Através do HTPC online, foi possível promover a participação ativa dos docentes, superando as barreiras físicas e tecnológicas. A troca de experiências entre as técnicas da Educação Infantil, os coordenadores e docentes enriqueceu o processo formativo, estimulando o trabalho coletivo. Os resultados foram extremamente positivos visto que os coordenadores pedagógicos relataram impactos significativos em suas práticas formativas. A atuação como formadores fortaleceu o trabalho em equipe, estimulou a troca de ideias e experiências entre os profissionais e tem contribuído para a melhoria da qualidade da Educação Infantil em Rio Largo -AL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17022_TB4322_19112023185404.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA FERREIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILLA"
    "autor_email" => "priscillacastro901@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo aborda a importância do coordenador pedagógico na atuação enquanto formador na Educação Infantil em Rio Largo-AL, mais especificamente no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). O objetivo deste estudo é analisar como foi construído o HTPC em formato online, os entraves e/ou possibilidades de sua realização, a qual ocorreu em maio de 2023. Inicialmente, a Secretaria de Educação por meio da diretoria de ensino da etapa da Educação Infantil, analisou os Planos de Trabalho do Coordenador, como também as temáticas e cronogramas do Plano de HTPC e realizou orientações para o momento formativo online. Cada escola teve sua sala virtual disponibilizada via link do Google Meet. Durante o HTPC, os coordenadores discutiram temas relevantes para a Educação Infantil, levando em consideração as especificidades e necessidades pedagógicas em seus respectivos espaços escolares. Vale ressaltar que todo o processo desde o planejamento até a execução foi acompanhado pela equipe técnica de ensino da Educação Infantil. As discussões realizadas neste estudo teve como embasamento teórico Nóvoa (1992), Pimenta (1999), Vasconcelos (2009) e outros, que subsidiaram as reflexões e orientações compartilhadas. Através do HTPC online, foi possível promover a participação ativa dos docentes, superando as barreiras físicas e tecnológicas. A troca de experiências entre as técnicas da Educação Infantil, os coordenadores e docentes enriqueceu o processo formativo, estimulando o trabalho coletivo. Os resultados foram extremamente positivos visto que os coordenadores pedagógicos relataram impactos significativos em suas práticas formativas. A atuação como formadores fortaleceu o trabalho em equipe, estimulou a troca de ideias e experiências entre os profissionais e tem contribuído para a melhoria da qualidade da Educação Infantil em Rio Largo -AL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.