O presente artigo aborda a importância do coordenador pedagógico na atuação enquanto formador na Educação Infantil em Rio Largo-AL, mais especificamente no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). O objetivo deste estudo é analisar como foi construído o HTPC em formato online, os entraves e/ou possibilidades de sua realização, a qual ocorreu em maio de 2023. Inicialmente, a Secretaria de Educação por meio da diretoria de ensino da etapa da Educação Infantil, analisou os Planos de Trabalho do Coordenador, como também as temáticas e cronogramas do Plano de HTPC e realizou orientações para o momento formativo online. Cada escola teve sua sala virtual disponibilizada via link do Google Meet. Durante o HTPC, os coordenadores discutiram temas relevantes para a Educação Infantil, levando em consideração as especificidades e necessidades pedagógicas em seus respectivos espaços escolares. Vale ressaltar que todo o processo desde o planejamento até a execução foi acompanhado pela equipe técnica de ensino da Educação Infantil. As discussões realizadas neste estudo teve como embasamento teórico Nóvoa (1992), Pimenta (1999), Vasconcelos (2009) e outros, que subsidiaram as reflexões e orientações compartilhadas. Através do HTPC online, foi possível promover a participação ativa dos docentes, superando as barreiras físicas e tecnológicas. A troca de experiências entre as técnicas da Educação Infantil, os coordenadores e docentes enriqueceu o processo formativo, estimulando o trabalho coletivo. Os resultados foram extremamente positivos visto que os coordenadores pedagógicos relataram impactos significativos em suas práticas formativas. A atuação como formadores fortaleceu o trabalho em equipe, estimulou a troca de ideias e experiências entre os profissionais e tem contribuído para a melhoria da qualidade da Educação Infantil em Rio Largo -AL.