RESUMO Este estudo resulta de ações de pesquisa e extensão realizadas na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de União da Vitória pelo Projeto E-mpodera Mulheres/Mães: redes de inclusão política, social e tecnológica de União da Vitória-Paraná. Tais ações com ênfase prioritária no acesso a Direitos Humanos e Justiça, apresenta como justificativa a articulação necessária do Ensino Superior com a necessidade da formação de liderança feminina e participação social na busca de igualdade de gênero, enfrentamento à exposição de mulheres em situação de risco social da região de abrangência desta universidade. A vulnerabilidade feminina no Brasil se apresenta diversa e sistêmica, em grande parte consequência de sua condição estrutural, reproduzida continuadamente dentro da sociedade em seu processo histórico. Entretanto, resta notarmos, que dentro da amplitude ativa do conceito de vulnerabilidade em relação as mulheres, percebemos uma variada distinção de risco social ativo, atingindo grupos de mulheres em intensidade e violência diferentes. Assim, o E-mpodera Mulheres/Mães vai ao encontro de demandas específicas de mulheres que são mães especificamente Mulheres/Mães apresenta como aporte documentos normativos, orientadores e obras de autores que como Kassar (2011); Nóvoa (1999); Freire (2000); Rabelo (2017); Camargo-Silva (2017); Vilaronga; Mendes (2014); Capellini e Zerbato (2019) para promover a formação de mulheres em especial com filhas(os) público da Educação Especial em ações de liderança, empoderamento e inclusão socioeducativa. Especificamente promover a criação de coletivos e associações, redes de proteção social, atividades empreendedoras, inclusão tecnológica e de protagonismo político feminino continuado. Como procedimentos metodológicos, ações participativas de ensino, pesquisa e extensão para proporcionar aos licenciandos/as e pós-graduandos/as participação ativa nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no projeto. resultando em ações que vem possibilitando a qualificação dessas mulheres e a inserção universidade por atividades de participação na comunidade. Palavras-chave: inclusão, mulheres/mães, pessoa com deficiência, inovação tecnológica, ações participativas