LITERATURA INFANTIL E DIVERSIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DE “AMORAS”, DE EMICIDA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95455 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1068 "inscrito_id" => 7748 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E DIVERSIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DE “AMORAS”, DE EMICIDA" "resumo" => "A presente análise configura-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico, que busca discutir determinadas questões impostas pelo domínio eurocêntrico e incumbidas no imaginário social, sendo essas temáticas contemporâneas encontradas na literatura infanto-juvenil, a exemplo do combate ao racismo estrutural e da intolerância religiosa. Essa discussão será efetivada por meio da análise da obra do rapper Emicida, “Amoras”, tratando-se do seu primeiro livro infantil, em que dialoga poesia com representatividade. Na obra são tratadas questões como amor a negritude e pluralidade de crenças, além de apresentar referências inspiradoras para o público infantil, como Zumbi dos Palmares e Martin Luther King, de uma maneira simples e poética. A importância de discutir tais questões através de uma obra infantil está na concepção de que a literatura proporciona, aos pequenos, padrões de leitura de mundo. Dessa forma, conceberemos a referida obra não apenas pelo viés estético, mas também pelo viés crítico, desenvolvendo na criança a criticidade frente às imposições sociais e os precavendo de eventuais preconceitos, além de destacar a representação tão importante na construção do indivíduo. Desse modo, o presente artigo abarcará tanto a diversidade de realização estética, como maneira de centralizar a experiência de leitura, quanto a diversidade social, propiciando um diálogo entre literatura e reflexões étnicas. Como pressupostos teóricos metodológicos serão contempladas as contribuições de Cademartori (1991), Rosemberg (1984) e Hooks (2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7748_TB1068_01052023200512.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELA CRISTINA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZABELA" "autor_email" => "izabelaclsilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95455 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1068 "inscrito_id" => 7748 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E DIVERSIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DE “AMORAS”, DE EMICIDA" "resumo" => "A presente análise configura-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico, que busca discutir determinadas questões impostas pelo domínio eurocêntrico e incumbidas no imaginário social, sendo essas temáticas contemporâneas encontradas na literatura infanto-juvenil, a exemplo do combate ao racismo estrutural e da intolerância religiosa. Essa discussão será efetivada por meio da análise da obra do rapper Emicida, “Amoras”, tratando-se do seu primeiro livro infantil, em que dialoga poesia com representatividade. Na obra são tratadas questões como amor a negritude e pluralidade de crenças, além de apresentar referências inspiradoras para o público infantil, como Zumbi dos Palmares e Martin Luther King, de uma maneira simples e poética. A importância de discutir tais questões através de uma obra infantil está na concepção de que a literatura proporciona, aos pequenos, padrões de leitura de mundo. Dessa forma, conceberemos a referida obra não apenas pelo viés estético, mas também pelo viés crítico, desenvolvendo na criança a criticidade frente às imposições sociais e os precavendo de eventuais preconceitos, além de destacar a representação tão importante na construção do indivíduo. Desse modo, o presente artigo abarcará tanto a diversidade de realização estética, como maneira de centralizar a experiência de leitura, quanto a diversidade social, propiciando um diálogo entre literatura e reflexões étnicas. Como pressupostos teóricos metodológicos serão contempladas as contribuições de Cademartori (1991), Rosemberg (1984) e Hooks (2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7748_TB1068_01052023200512.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELA CRISTINA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZABELA" "autor_email" => "izabelaclsilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }