PRODUÇÃO DE ATLAS DIGITAL DE HISTOLOGIA BÁSICA DIRECIONADO A ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97878 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4306 "inscrito_id" => 18261 "titulo" => "PRODUÇÃO DE ATLAS DIGITAL DE HISTOLOGIA BÁSICA DIRECIONADO A ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "A disciplina de Histologia Animal do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato - Ceará dispõe, em 2023, de um laminário com centenas de permanentes histológicos (lâminas) referente aos quatro tecidos fundamentais (Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso) utilizadas nas aulas práticas. Porém, a necessidade por novos e alternativos recursos pedagógicos junto ao interesse dos estudantes, motivaram a elaboração e execução do projeto intitulado “Atlas digital de histologia: acessibilidade no processo ensino-aprendizagem. Assim, o projeto teve como objetivos produzir modelo didático complementar que permitisse o acesso às imagens histológicas fora do ambiente laboratorial, além de promover a facilitação do aprendizado. Neste contexto, aplicou-se um questionário estruturado composto de 10 perguntas visando uma sondagem sobre questões pertinentes à produção e uso de modelo didático durante as aulas práticas. Em adição e, durante a segunda etapa do projeto, para elaboração do modelo foram utilizadas 100 lâminas histológicas, coradas com Hematoxilina e Eosina (HE), Azul de Toluidina e Picro Sirius Red, de diferentes tecidos corporais, das quais foram feitos registros fotomicrográficos usando um microscópio de luz Leica® modelo DM500 com câmera Leica® modelo EC3 acoplado ao computador e o software Leica® Application Suite (LAS) EZ para armazenamento, avaliação qualitativa por observação especializada e interpretações das imagens. Estas foram organizadas e disponibilizadas em nuvem (armazenamento virtual) para testagem. Após o término do semestre, 30 estudantes responderam ao questionário estruturado, onde 100% afirmaram que o a Atlas digital facilitou o aprendizado, além de ter melhorado a socialização de saberes entre os estudantes e com o professor. Conclui-se que a produção e o uso do Atlas Digital da disciplina de Histologia Animal servirão como ferramentas eficazes para o processo de ensino-aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18261_TB4306_15062023130946.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉCIO LEONE DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Lécio Almeida" "autor_email" => "lecio_leone@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97878 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4306 "inscrito_id" => 18261 "titulo" => "PRODUÇÃO DE ATLAS DIGITAL DE HISTOLOGIA BÁSICA DIRECIONADO A ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "A disciplina de Histologia Animal do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato - Ceará dispõe, em 2023, de um laminário com centenas de permanentes histológicos (lâminas) referente aos quatro tecidos fundamentais (Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso) utilizadas nas aulas práticas. Porém, a necessidade por novos e alternativos recursos pedagógicos junto ao interesse dos estudantes, motivaram a elaboração e execução do projeto intitulado “Atlas digital de histologia: acessibilidade no processo ensino-aprendizagem. Assim, o projeto teve como objetivos produzir modelo didático complementar que permitisse o acesso às imagens histológicas fora do ambiente laboratorial, além de promover a facilitação do aprendizado. Neste contexto, aplicou-se um questionário estruturado composto de 10 perguntas visando uma sondagem sobre questões pertinentes à produção e uso de modelo didático durante as aulas práticas. Em adição e, durante a segunda etapa do projeto, para elaboração do modelo foram utilizadas 100 lâminas histológicas, coradas com Hematoxilina e Eosina (HE), Azul de Toluidina e Picro Sirius Red, de diferentes tecidos corporais, das quais foram feitos registros fotomicrográficos usando um microscópio de luz Leica® modelo DM500 com câmera Leica® modelo EC3 acoplado ao computador e o software Leica® Application Suite (LAS) EZ para armazenamento, avaliação qualitativa por observação especializada e interpretações das imagens. Estas foram organizadas e disponibilizadas em nuvem (armazenamento virtual) para testagem. Após o término do semestre, 30 estudantes responderam ao questionário estruturado, onde 100% afirmaram que o a Atlas digital facilitou o aprendizado, além de ter melhorado a socialização de saberes entre os estudantes e com o professor. Conclui-se que a produção e o uso do Atlas Digital da disciplina de Histologia Animal servirão como ferramentas eficazes para o processo de ensino-aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18261_TB4306_15062023130946.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉCIO LEONE DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Lécio Almeida" "autor_email" => "lecio_leone@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }