O presente trabalho tem como objetivo analisar a autonomia e identidade pela perspectiva da abordagem Pikler, que corresponde a um conjunto de ideias voltadas para a educação de bebês de até três anos de idade. Tal abordagem visa estimular o desenvolvimento infantil por meio de atividades que incentivam a independência a partir do movimento livre e autônomo. Compreendemos os estigmas que acompanham as creches e escolas de educação infantil, que são consideradas apenas instituições assistencialistas, onde bebês e crianças pequenas não são visualizados como seres potentes e construtores de conhecimento. Acreditamos que a abordagem Pikler ofereça essa formação humana ampla, garantindo às crianças o respeito às suas competências, permitindo que as mesmas sejam protagonistas de seu processo de desenvolvimento. A escola que utilizamos como campo de pesquisa foi a escola Bolinha de Gude, localizada no bairro de Casa Forte, em Recife/PE. A escola é voltada para a primeira infância, atende crianças com idade de 1 a 5 anos e tem como metodologia as abordagens Pikler e Reggio Emilia, onde valorizam o protagonismo infantil, autonomia, contato com a natureza, o brincar livre e socialização. Como referencial teórico para nossa pesquisa foram utilizadas principalmente obras de Pikler e Gallina. A pesquisa tem como referenciais metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa, na qual, fizemos um estudo de caso, realizando visitas e observações, como também criando planejamentos para intervenções na sala de aula. Como resultados, foi possível perceber que é a abordagem Pikler colabora surpreendentemente para estimular a criatividade e autonomia, desenvolvendo também as capacidades cognitivas das crianças com poucas mediações externas, valorizando suas potencialidades, considerando que o ambiente fica a seu alcance e existem na instituição onde a pesquisa foi realizada, os espaços de experimentação e áreas abertas oportunizam um brincar livre.