Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUEM SOU E O QUE EU FAÇO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS SISTEMAS HOMEOSTÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101146
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8849
    "inscrito_id" => 15362
    "titulo" => "QUEM SOU E O QUE EU FAÇO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS SISTEMAS HOMEOSTÁTICOS"
    "resumo" => "Com o intuito de destacar os principais componentes dos sistemas circulatório, urinário, respiratório, endócrino e digestório e suas funções foi idealizado o jogo: “Quem Sou e o Que Faço”. Para tal, foram feitos desenhos dos sistemas anteriormente mencionados com setas apontando para cada componente e números. Há dois tipos de cartas, uma com o nome do componente/órgão e outra com uma breve descrição da principal função. O objetivo do jogo é identificar as estruturas destacadas e relacionar com a sua função. Cada equipe recebe um sistema com as suas respectivas cartas, de posse de um cronômetro (que foi utilizado o do celular) é dado o start inicial, e depois de relacionar os componentes/órgãos com sua função, o cronômetro é parado e anotado o tempo. A equipe recebe um gabarito para verificar os acertos e os erros, os quais são anotados. Depois disso, as equipes trocam de sistema e repetem as etapas descritas anteriormente. Depois que cada equipe passar pelos 5 sistemas, será contabilizado o tempo total (somatório do tempo gasto em cada sistema) sendo que a equipe a realizar em menor tempo receberá 100 pontos, o segundo menor tempo 90, o terceiro 80, o quarto 70 e o último 60. O total de acertos (10 pontos para cada acerto) e total de erros (-5 para cada erro) também serão computados. Ao final, o grupo que tiver a maior pontuação vence o jogo. O jogo aqui descrito pode ser utilizado antes mesmo de uma explanação teórica, ele mobiliza os conhecimentos prévios dos alunos, levando-os a reflexão, fazendo com que a aula seja mais participativa e engajadora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15362_TB8849_10122023215556.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA VARELA DE ARAÚJO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ARAÚJ"
    "autor_email" => "crisaraujocastro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101146
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8849
    "inscrito_id" => 15362
    "titulo" => "QUEM SOU E O QUE EU FAÇO: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS SISTEMAS HOMEOSTÁTICOS"
    "resumo" => "Com o intuito de destacar os principais componentes dos sistemas circulatório, urinário, respiratório, endócrino e digestório e suas funções foi idealizado o jogo: “Quem Sou e o Que Faço”. Para tal, foram feitos desenhos dos sistemas anteriormente mencionados com setas apontando para cada componente e números. Há dois tipos de cartas, uma com o nome do componente/órgão e outra com uma breve descrição da principal função. O objetivo do jogo é identificar as estruturas destacadas e relacionar com a sua função. Cada equipe recebe um sistema com as suas respectivas cartas, de posse de um cronômetro (que foi utilizado o do celular) é dado o start inicial, e depois de relacionar os componentes/órgãos com sua função, o cronômetro é parado e anotado o tempo. A equipe recebe um gabarito para verificar os acertos e os erros, os quais são anotados. Depois disso, as equipes trocam de sistema e repetem as etapas descritas anteriormente. Depois que cada equipe passar pelos 5 sistemas, será contabilizado o tempo total (somatório do tempo gasto em cada sistema) sendo que a equipe a realizar em menor tempo receberá 100 pontos, o segundo menor tempo 90, o terceiro 80, o quarto 70 e o último 60. O total de acertos (10 pontos para cada acerto) e total de erros (-5 para cada erro) também serão computados. Ao final, o grupo que tiver a maior pontuação vence o jogo. O jogo aqui descrito pode ser utilizado antes mesmo de uma explanação teórica, ele mobiliza os conhecimentos prévios dos alunos, levando-os a reflexão, fazendo com que a aula seja mais participativa e engajadora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15362_TB8849_10122023215556.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA VARELA DE ARAÚJO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE ARAÚJ"
    "autor_email" => "crisaraujocastro@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com o intuito de destacar os principais componentes dos sistemas circulatório, urinário, respiratório, endócrino e digestório e suas funções foi idealizado o jogo: “Quem Sou e o Que Faço”. Para tal, foram feitos desenhos dos sistemas anteriormente mencionados com setas apontando para cada componente e números. Há dois tipos de cartas, uma com o nome do componente/órgão e outra com uma breve descrição da principal função. O objetivo do jogo é identificar as estruturas destacadas e relacionar com a sua função. Cada equipe recebe um sistema com as suas respectivas cartas, de posse de um cronômetro (que foi utilizado o do celular) é dado o start inicial, e depois de relacionar os componentes/órgãos com sua função, o cronômetro é parado e anotado o tempo. A equipe recebe um gabarito para verificar os acertos e os erros, os quais são anotados. Depois disso, as equipes trocam de sistema e repetem as etapas descritas anteriormente. Depois que cada equipe passar pelos 5 sistemas, será contabilizado o tempo total (somatório do tempo gasto em cada sistema) sendo que a equipe a realizar em menor tempo receberá 100 pontos, o segundo menor tempo 90, o terceiro 80, o quarto 70 e o último 60. O total de acertos (10 pontos para cada acerto) e total de erros (-5 para cada erro) também serão computados. Ao final, o grupo que tiver a maior pontuação vence o jogo. O jogo aqui descrito pode ser utilizado antes mesmo de uma explanação teórica, ele mobiliza os conhecimentos prévios dos alunos, levando-os a reflexão, fazendo com que a aula seja mais participativa e engajadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.