Este estudo teve o objetivo principal de refletir sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil, considerando as possibilidades e limitações encontradas em uma experiência de estágio e projeto de monitoria. Para tal, elencamos os seguintes objetivos específicos: realizar uma revisão bibliográfica sobre os temas de Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Infantil; relatar a experiência em estágio e em projeto de monitoria; discutir acerca das limitações e possibilidades do trabalho com a Cultura e História Afro-brasileira no contexto da Educação Infantil estudado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Este estudo é importante para análise e reflexão a respeito de como estão sendo abordadas as temáticas étnico-raciais nas escolas de educação básica, visto que a Lei nº 10.639 enfatiza a obrigatoriedade desses conhecimentos no ambiente educacional com o intuito de promover a descolonização dos currículos escolares, possibilitando às crianças negras a construção de uma identidade positiva e empoderada de seus corpos e cultura desde a educação infantil. Somado a isso, a necessidade de refletir a respeito dos desafios que os estagiários estão enfrentando ao levar o tema em questão para as salas de referência na educação infantil. A experiência em monitoria a partir de disciplinas que envolvam a temática pode possibilitar aprendizagens que beneficiam a construção de conhecimentos significativos entre teoria e prática para a promoção de estratégias voltadas a uma educação de qualidade, antirracista, mediante aos empasses encontrados no percurso formativo e profissional.