Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95611
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1274
    "inscrito_id" => 12275
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO"
    "resumo" => "Por um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, dinâmica, diversificada, crítica e criativa, desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas-Bahia. Uma das atividades deste projeto é a criação e adaptação de jogos matemáticos. Assim, objetivamos neste trabalho, socializar as potencialidades do jogo de estratégias “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, bem como mostrar que aprender Matemática é muito mais do que somente fazer contas. Teremos como suporte teórico Smole, Diniz e Cândido (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O jogo “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido por 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra. Os jogadores devem formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de forma que as peças das extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Após a jogada, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer a quem fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Os participantes da atividade elogiaram o “Reversi”, jogando diversas vezes, com diferentes estratégias para serem vencedores. Inferimos que o jogo foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática não é só cálculos, bem como a importância dos jogos de estratégias para desenvolver o raciocínio lógico. Salientamos que esta habilidade é importante para a resolução de situações-problema não somente envolvendo conhecimentos matemáticos, mas de modo geral para a vida. Além disso, destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” que visa relacionar teoria e prática, contribui para uma visão positiva dos estudantes em relação a Matemática, além de proporcionar um amadurecimento acadêmico e pessoal aos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12275_TB1274_02052023225546.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLORENCIO"
    "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95611
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1274
    "inscrito_id" => 12275
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO"
    "resumo" => "Por um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, dinâmica, diversificada, crítica e criativa, desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas-Bahia. Uma das atividades deste projeto é a criação e adaptação de jogos matemáticos. Assim, objetivamos neste trabalho, socializar as potencialidades do jogo de estratégias “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, bem como mostrar que aprender Matemática é muito mais do que somente fazer contas. Teremos como suporte teórico Smole, Diniz e Cândido (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O jogo “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido por 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra. Os jogadores devem formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de forma que as peças das extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Após a jogada, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer a quem fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Os participantes da atividade elogiaram o “Reversi”, jogando diversas vezes, com diferentes estratégias para serem vencedores. Inferimos que o jogo foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática não é só cálculos, bem como a importância dos jogos de estratégias para desenvolver o raciocínio lógico. Salientamos que esta habilidade é importante para a resolução de situações-problema não somente envolvendo conhecimentos matemáticos, mas de modo geral para a vida. Além disso, destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” que visa relacionar teoria e prática, contribui para uma visão positiva dos estudantes em relação a Matemática, além de proporcionar um amadurecimento acadêmico e pessoal aos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12275_TB1274_02052023225546.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLORENCIO"
    "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Por um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, dinâmica, diversificada, crítica e criativa, desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas-Bahia. Uma das atividades deste projeto é a criação e adaptação de jogos matemáticos. Assim, objetivamos neste trabalho, socializar as potencialidades do jogo de estratégias “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, bem como mostrar que aprender Matemática é muito mais do que somente fazer contas. Teremos como suporte teórico Smole, Diniz e Cândido (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O jogo “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido por 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra. Os jogadores devem formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de forma que as peças das extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Após a jogada, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer a quem fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Os participantes da atividade elogiaram o “Reversi”, jogando diversas vezes, com diferentes estratégias para serem vencedores. Inferimos que o jogo foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática não é só cálculos, bem como a importância dos jogos de estratégias para desenvolver o raciocínio lógico. Salientamos que esta habilidade é importante para a resolução de situações-problema não somente envolvendo conhecimentos matemáticos, mas de modo geral para a vida. Além disso, destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” que visa relacionar teoria e prática, contribui para uma visão positiva dos estudantes em relação a Matemática, além de proporcionar um amadurecimento acadêmico e pessoal aos licenciandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.