Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO IFCE - CAMPUS ACOPIARA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100642
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8029
    "inscrito_id" => 15427
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO IFCE - CAMPUS ACOPIARA"
    "resumo" => "A bioquímica é uma área da biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e dos processos químicos que ocorrem na célula. Nas instituições de ensino, a bioquímica é transmitida por meio de aulas expositivas teóricas e práticas pautadas em livros, textos didáticos e acadêmicos desenvolvidas, respectivamente, em sala de aula e/ou em laboratório. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo investigar a percepção discente em relação à importância das aulas práticas da disciplina, buscando identificar quais os principais benefícios percebidos pelos discentes e como essas aulas contribuem para o seu processo de aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em um questionário aplicado aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara que cursaram a disciplina no curso de licenciatura em ciências biológicas, na grade do terceiro semestre, no período de 17 de fevereiro a 04 julho de 2023. As perguntas desenvolvidas abordam sobre o impacto das aulas práticas em diferentes aspectos, como assimilação dos conceitos teóricos, habilidade de manusear equipamentos e materiais de laboratório, motivação e interesse pela disciplina, entre outros. Entre os resultados atingidos, a discussão aponta que a grande maioria dos estudantes percebe as aulas práticas como fundamentais para a compreensão dos conteúdos de bioquímica, destacando a importância da aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, a possibilidade de vivenciar as etapas do método científico, bem como a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, como realizar experimentos, manusear equipamentos e interpretar resultados. Por fim, a conclusão do estudo reforça a importância das aulas práticas de bioquímica na formação dos estudantes, destacando como elas contribuem para uma aprendizagem mais significativa e participativa, além de despertar o interesse e a motivação pela disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15427_TB8029_19112023201315.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOENIR APARECIDO FLOR MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOENIR"
    "autor_email" => "joenir.flor09@aluno.ifce."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100642
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8029
    "inscrito_id" => 15427
    "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO IFCE - CAMPUS ACOPIARA"
    "resumo" => "A bioquímica é uma área da biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e dos processos químicos que ocorrem na célula. Nas instituições de ensino, a bioquímica é transmitida por meio de aulas expositivas teóricas e práticas pautadas em livros, textos didáticos e acadêmicos desenvolvidas, respectivamente, em sala de aula e/ou em laboratório. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo investigar a percepção discente em relação à importância das aulas práticas da disciplina, buscando identificar quais os principais benefícios percebidos pelos discentes e como essas aulas contribuem para o seu processo de aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em um questionário aplicado aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara que cursaram a disciplina no curso de licenciatura em ciências biológicas, na grade do terceiro semestre, no período de 17 de fevereiro a 04 julho de 2023. As perguntas desenvolvidas abordam sobre o impacto das aulas práticas em diferentes aspectos, como assimilação dos conceitos teóricos, habilidade de manusear equipamentos e materiais de laboratório, motivação e interesse pela disciplina, entre outros. Entre os resultados atingidos, a discussão aponta que a grande maioria dos estudantes percebe as aulas práticas como fundamentais para a compreensão dos conteúdos de bioquímica, destacando a importância da aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, a possibilidade de vivenciar as etapas do método científico, bem como a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, como realizar experimentos, manusear equipamentos e interpretar resultados. Por fim, a conclusão do estudo reforça a importância das aulas práticas de bioquímica na formação dos estudantes, destacando como elas contribuem para uma aprendizagem mais significativa e participativa, além de despertar o interesse e a motivação pela disciplina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15427_TB8029_19112023201315.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOENIR APARECIDO FLOR MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOENIR"
    "autor_email" => "joenir.flor09@aluno.ifce."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A bioquímica é uma área da biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e dos processos químicos que ocorrem na célula. Nas instituições de ensino, a bioquímica é transmitida por meio de aulas expositivas teóricas e práticas pautadas em livros, textos didáticos e acadêmicos desenvolvidas, respectivamente, em sala de aula e/ou em laboratório. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo investigar a percepção discente em relação à importância das aulas práticas da disciplina, buscando identificar quais os principais benefícios percebidos pelos discentes e como essas aulas contribuem para o seu processo de aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em um questionário aplicado aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara que cursaram a disciplina no curso de licenciatura em ciências biológicas, na grade do terceiro semestre, no período de 17 de fevereiro a 04 julho de 2023. As perguntas desenvolvidas abordam sobre o impacto das aulas práticas em diferentes aspectos, como assimilação dos conceitos teóricos, habilidade de manusear equipamentos e materiais de laboratório, motivação e interesse pela disciplina, entre outros. Entre os resultados atingidos, a discussão aponta que a grande maioria dos estudantes percebe as aulas práticas como fundamentais para a compreensão dos conteúdos de bioquímica, destacando a importância da aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, a possibilidade de vivenciar as etapas do método científico, bem como a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, como realizar experimentos, manusear equipamentos e interpretar resultados. Por fim, a conclusão do estudo reforça a importância das aulas práticas de bioquímica na formação dos estudantes, destacando como elas contribuem para uma aprendizagem mais significativa e participativa, além de despertar o interesse e a motivação pela disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.