A bioquímica é uma área da biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e dos processos químicos que ocorrem na célula. Nas instituições de ensino, a bioquímica é transmitida por meio de aulas expositivas teóricas e práticas pautadas em livros, textos didáticos e acadêmicos desenvolvidas, respectivamente, em sala de aula e/ou em laboratório. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo investigar a percepção discente em relação à importância das aulas práticas da disciplina, buscando identificar quais os principais benefícios percebidos pelos discentes e como essas aulas contribuem para o seu processo de aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em um questionário aplicado aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara que cursaram a disciplina no curso de licenciatura em ciências biológicas, na grade do terceiro semestre, no período de 17 de fevereiro a 04 julho de 2023. As perguntas desenvolvidas abordam sobre o impacto das aulas práticas em diferentes aspectos, como assimilação dos conceitos teóricos, habilidade de manusear equipamentos e materiais de laboratório, motivação e interesse pela disciplina, entre outros. Entre os resultados atingidos, a discussão aponta que a grande maioria dos estudantes percebe as aulas práticas como fundamentais para a compreensão dos conteúdos de bioquímica, destacando a importância da aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, a possibilidade de vivenciar as etapas do método científico, bem como a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, como realizar experimentos, manusear equipamentos e interpretar resultados. Por fim, a conclusão do estudo reforça a importância das aulas práticas de bioquímica na formação dos estudantes, destacando como elas contribuem para uma aprendizagem mais significativa e participativa, além de despertar o interesse e a motivação pela disciplina.